EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reflexões......... O que aprendi em 58 Anos?

DANDO   A   VOLTA   POR   CIMA!
Ativando a força interior! Valentia, energia, temperança. O futuro está em nossas mãos, e de nós depende a forma e a força com que enfrentamos o nosso dia-a-dia!
23 de dezembro de 2011, um dia de superação em minha vida!
Nuria Berlanga
          Muitas vezes não somos consiente de nossa força interior, até que a vida nos defronta com uma prova insperada. Essa energia vital que nos empurra adiante, enfrentando as dificuldades, e vendo-as como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, é também o motor que nos leva a perseverar para atingirmos nossas metas. A força interior que nos permite confiar em nossas próprias possibilidades, olhar frente a frente as dificuldades, relativizar o sucesso e o fracasso, e tomar as rédeas de nossa própria vida.
          A força interior é o impulso que nos empurra a superar os obstáculos, a energia que nos ajuda a levantarmos quando caímos, a valentia de olhar a realidade frente a frente, a serenidade indispensável para realizar nossos sonhos. Dela não existe uma definição abrangente, mas podemos associá-la a qualidades como perserverança, paciência, audácia, coragem, confiança e integridade. "A força interior, instinto de sobrevivência, pode ter diversos nomes. O que está claro é que nós temos essa força que flui e é muito profunda. Ela está em todos nós".
          Ser responsável, em muitas ocasiões somos nós que nos colocamos questões que põem à prova nossa força interior. Em outras, a vida nos impõem mudanças inesperadas que fazem balançar nossas certezas. Em ambos os casos, o importante é não esquecer que somos responsáveis por nossa própria vida e que, se não podemos controlar as circunstâncias externas, podemos decidir como enfrentá-las.
          Segundo a psicóloga e terapeuta familiar Mireia Golobardes, "Tentar atingir nossas metas sempre depende de cada um. O faremos como podemos ou como as circunstância permitem, mas sempre recordando que somos os donos de nossa vida e que, ainda que não possamos mudar o que nos rodeia e nos ocorre, sempre podemos mudar como reagimos e interpretamos o que nos passa. É preciso confiar que se tem a capacidade e o controle do estado de ânimo e de sua energia interior. Os fatores externos podem facilitar ou não as coisas, mas o vital e determinante é tomar o pulso da situação.
          Definir Objetivos: Essa força interior é a que nos dá valentia e tenacidade necessária para perseguir nossos sonhos.As metas nos ajudam a seguir adiante. Mas se esse sonhos nos parecem demasiado distantes,  muitas vezes desistimos de persegui-los. Devemos ir passo a passo para conseguir chegar ao objetivo traçado, em vez de fixarmos só uma meta ampla e a longo prazo, e perder forças pelo caminho.
          Desta maneira vamos conseguir pequenos objetivos que nos fazem confiar em nós mesmos e o resultado final fica possível. Assim ganhamos força interior ao vermos que vamos consquistando pequenas metas desejadas, o que nos dá mais energia para continuar indo adiante.
          "Estabelecer objetivos a curto prazo nos ajuda a avançar. Ver como queremos estar no futuro nos dá força e energia para lutar agora, e a melhor estrategia de enfrentamento que existe é o espírito de luta, que consiste em considerar as adversidades como desafios (que podem e devem ser enfrentados, e sair fortalecidos deles), e não como ameaças (que afetam negativamente a própria identidade física e emocional).

          Não podemos prever nem evitar os reveses da vida, mas podemos aprender a sair fortalecidos destas situações. O maior reforço para seguir adiante, uma vez superados os maus momentos, é parar-se a pensar: 'O que aprendi? De que me serviu esta experiência?' Estas reflexões nos ajudam a dar valor a todo o esforço e sofrimento que vivemos e nos faz crescer como pessoas.
          Devemos ser conscientes de que na vida teremos que passar por bons e maus momentos, e isso ninguém evita. Mas o que podemos fazer com as adversidades é melhorar nosso interior, para poder enfrentá-las da melhor maneira possível quando chegarem. Foi exatamente isto que  fiz, esperei o tempo passar, fui conquistando o meu novo espaço, conhecendo pessoas, até que superei a saudade e a falta dos meus amigos de Santo André/SP, e hoje aqui estou fazendo uma das coisa que mais gosto nesta época do ano, comemorar meu aniversário com festa, música e meus amigos. Este ano foi de superações e realizações pessoal, preciso ter muitos amigos e estar sempre conversando muito e fundamental na minha vida, falar e como o ar que eu respiro, tenho a necessidade de estar sempre em contato com gente, muita gente, e este ano consegui conquistar e ganhar muitos amigos.

Um dia de superação e muita felicidade!!!

Minha linda Filha.......
Meu Bolo..........Ficou uma deliciaaaaaaaaaaaa!!!
Algumas amigas da associação de Bairro do Rondônia
Minhas amigas Bia, Maria e Ivone
Os doces que fiz com maior carinho

          Aprender Sempre: Quando atravessamos uma situação dolorosa - uma separação, uma despedida, a morte de um ser querido uma mudança de cidade... as circunstâncias nos obrigam a buscar em nosso interior os recursos para seguir adiante. Um processo difícil que, sem dúvida, podemos sair fortalecidos ao tomar a consciência de que somos capazes de continuar a assumir nossas fragilidades. "Perente as adversidades podemos vitimizar-nos ou tomarmos a situação como uma oportunidade para ampliar e praticar nossos recursos e fazer novas amizades e com elas uma nova aprendizagem. Assim, estaremos aumentando a confiança em nós mesmos e em nossa nova adaptalidade, e nos sentiremos capazes de seguir adiante. Isso fará com que tenhamos mais probabilidade de sair com êxito da situação dolorosa e nos fortalecerá para o que possa se apresentar no futuro".

OS AMIGOS COM CERTEZA SÃO NOSSOS HERÓIS...
Por isto na hora de comemoram os parabéns de mais um ano de vida, a presença dos amigos é fundamental para a nossa alegria e felicidade!!!

Este momento de alegria e felicidade.... não tem preço!!!
Amigos de todas as idades, porque eu ainda não sei a minha verdadeira idade!!!
          Muitas vezes as pessoas que maior admiração nos despertam fazem parte do nosso meio. Um familiar, um visinho, um amigo, um colega de trabalho aos quais vemos com exemplo por sua coragem na hora de enfrentar os momentos difíceis. Aqueles que conseguiram superar uma despedida, dificuldades financeiras, uma doença ou uma separação - esses são os nossos heróis do dia-a-dia que representam a verdadeira força, que não tem nada a ver com os super poderes ou super heróis da ficção.
          Tive, nestes 58 anos de vida, aqui na terra, a oportunidade de ultrapassar situações difíceis, aprender com elas e também ser um exemplo de superação, para mim e para muitos amigos.
          "Todos temos um herói dentro de nós". Cada situação adversa que atravessamos é uma valiosa oportunidade que a vida nos brinda para encontrar e desenvolver nossa força interior. Conseguir isto é um autêntico ato de heroísmo que podemos protagonizar. 
Na vida, sempre precisamos de um incentivo para seguir em frente, o meu e minha linda filha, que para mim sempre será um criança que precisa de mãe!!!
Conseguir todas estas coisas e uma realização para todos!!!
          Muitas vezes as mudanças inesperadas, ainda que sejam dolorosas, nos dão a oportunidade de viver uma transformação pessoal e profissional e desperta o contato com nossa força interior. 
          "Herói Cotidiano": Ao longo da história de nossas vidas sempre existiram heróis. São referências, pessoas que influenciam as demais, porque são modelos a seguir. O meu blog e duplo. Por uma parte estimula a redefinir o conceito de herói espetacular para um herói mais próximo, que nos faz dar o melhor de nós mesmos. Por outro lado, incita a nos dar conta que todos levamos um herói dentro de si, um herói cotidiano, que não é aquele que salva vidas ou realiza grandes façanhas, mas o que antes as dificuldades segue adiante e, além disso, cria um ambiente agradável e confiante ao redor dos seus amigos.
PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS???
A minha mudança foi de Estado, Cidade, Profissional e Pessoal!!!
Sair de uma Cidade Grande, e passar a morar em uma Cidade pequena, aprender a conviver e a repeitar mais a nossa mãe natureza.
Mudança de profissão, comecei a prestar mais atenção na nossa história de vida, através dos idosos, perceber que eles tem a chave da felicidade.
Conviver com as idosas, junto a natureza, isto não tem preço.
Pessoalmente, aprendi a conviver comigo mesma, 24 horas por dia,  sento eu, sem medo de ser feliz, apenas vivendo feliz.
          Hoje eu creio que o primeiro passo desta etapa, deste longo caminho é assumir que qualquer mudança, qualquer dificuldade ou qualquer desafio é um convite para darmos o melhor de nós mesmos.
          Como e difícil conviver com o medo, nascemos com medo e morreremos com medo. Há uma frase dos budistas que diz: "Muito poucas vezes não temos medo: só quando temos pânico". O importante é que ele não te paralise, conviver com ele e saber que, ainda que tenhas medo de fracassar, que não te queiram, do que dirão de você, sigas sendo coerente com que buscas e vá adiante. O fundamental ante o medo é saber que ele esta aí, mas que você também pode influenciar em distanciar-se dele.
           Aí começa a travessia do deserto é o momento em que parece que tudo se desmancha, perde a integridade. É o momento que te defrontas com sua fragilidade. Quando pensas que a vida seria de um determinado modo e te dás conta que não é bem assim. Mas a vantagem é que aí, neste momento, nos encontramos com a humildade e aprendemos.
          A palavra humildade vem de húmus, terra, e quando chegas ao chão é quando podes aprender coisas que de outro modo não serias capaz. Quando há uma pequena morte metafórica também há um começo de vida.  Mas isso alguém, quando está passando por este momento, muitas vezes não o vê. È preciso ter esperança porque, exceto algumas raras exceções patológicas, quase cem por cento de nós consegue sair do deserto. O importante é sair e dar-lhe um sentido, e por isso esse é o momento de retornar à tua essência.

           O apoio dos amigos e fundamental, e saber que podemos dividir com um amigo as nossas tristezas, isto é maravilhoso, mas nas horas de alegria tudo fica melhor ainda ,  pois aí podemos dividir a  felicidade também, com vários amigos.
Como é bom ter amigos: Na literatura mítica os heróis sempre têm amigos. È um tema curioso e, sem dúvida, relevante, porque a sabedoria popular é muitas vezes profunda. O amigo é fundamental para se transitar pelo deserto do mundo, para dar apoio. E não precisa ser um amigo de alma, de toda a vida, pode ser simplemente alguma pessoa que atua como amiga nesse momento. O importante não é só sair do deserto, mas sair da melhor maneira possível, e tendo aprendido algo que mudar e possível e para isso é preciso apoiar-se em um amigo, que o ajudará você a  ver e a refletir melhor, nos momentos de tristeza e alegria da vida.
          Todos nós temos sombras e, às vezes, as mudanças do trovão as põem na bandeja para que as vejamos frente a frente. As chamadas do trovão nos confrontam com a gente mesmo, mas o maravilhoso é que detrás das sombras também encontramos a luz. Na maioria das vezes esta luz esta no olhar de um amigo.
          Hoje estou vivendo uma fase da minha vida que gosto muito, o da autoaceitação. "Crescer em todos os aspectos implica em assumir uma possível culpa". Não podemos agradar a todos e a nós ao mesmo tempo. No fundo é preciso fazer um balanço e decidir a quem queremos satisfazer. Eu sei que é um equilíbrio complicado, e trair a si mesmo é muito doloroso. Afinal, quando se está coerente consigo mesmo e quando se flui desde a própria essência, desde o centro, há uma seleção natural das amizades e do ambiente ao redor. Se és coerente contigo mesmo, encontrarás oportunidades e pessoas que te apreciam. Eu hoje sou uma pessoa partidária de saber gerenciar esse equilíbrio sem trair a mim mesmas. Estou de bem comigo mesma e isto é uma realização maravilhosa em minha vida.
          Após a travessia do deserto há a parte iniciática, ações e novos hábitos, como nos mitos, a parte de criar novos hábitos. O que acontece é que se temos a vontade de fazer algo, mas não a transformamos em ações e hábitos, isto é um nada. A grande mudança se dá de verdade se a vontade vira ações, de verdade. Mas estas ações devem começar depois de haver atravessado o deserto, pra mim o deserto da Cidade Grande.
          Hoje não posso, por exemplo, estar mal e começar a fazer alguma atividade espetacular que me impeça de tomar consciência de tudo o que há no fundo do poço. Não tem sentido. Por isso a criação desses novos hábitos chega ao final do caminho, da travessia. Hábitos para ser mais otimista, para desfrutar do que se faz, para cuidar-se bem. É o momento de criar novos hábitos para esse novo projeto de vida. 
          Hoje só faço o que gosto, trabalho só com quem eu gosto e não com quem precisa de mim, primeiro o prazer pelo trabalho, depois o dinheiro, porque se trabalho com prazer o dinheiro sempre e suficiente para as minhas resposabilidades materiais. Se for para trabalhar só por dinheiro, tenho que ser muito bem paga, para poder gastar este dinheiro com coisas e pessoas que realmente gosto. Faço o que me deixa feliz primeiro, depois me preocupo com a reação dos outros.
           O caminho do herói termina quando regressa ao cotidiano e quando descansa no pequeno. É necessário colocar de novo a capa, não tem que ir salvar vidas. Regressando ao teu dia-a-dia, parece que és a mesma pessoa, mas por dentro não és igual ao que eras. Hoje eu cresci e muito, atravessei o deserto da Cidade Grande, e aqui estou, conhecendo pessoas e amigos novos, vivendo uma experiência que me transformou em uma Clau novamente feliz e competente em minha nova profissão. Percebi que as mudanças são sempre para o nosso melhor. Na minha opinião o importante é nos convertemos em heróis de nós mesmos. Porque se algo em comum têm os heróis ao longo da história da humanidade é, por um lado, o compromisso com algo a mais que eles mesmos, que seria o oposto a atitudes egoístas. Tem gente que é muito residente a mudanças, e por isso  não são heróis nunca, porque são muito egoístas, são apenas sobreviventes, não são heróis. Hoje eu sou uma herói feliz porque consquistei muitos amigos novamente. 
          Força interior.... dei a volta por cima! Mesmo depois de tantos revezes, reagi e recuperei a fé na vida.
           F E L I Z    A N I V E R S Á R I O
Fiz uma adaptação a reportagem do Jornal Bem Estar / Qualidade de Vida do mês de Novembro/2011. Quando li esta, fiquei emocionada pois era a minha história de vida, então reescrevi mudando alguma coisa para ficar com a minha cara. Espero que você tenha gostado, e obrigada por prestigiar meu Blog e a minha história de vida.
Esta é minha mensagem de  Fim de Ano pra você meu amigo(a) da Internet e do meu Blog!!!
          Este foi um ano de muitas evolução humana pra mim, em relação a internet, adorei entrar neste mundo virtual, onde a distância não existe, e podemos matar a saudade de quem tanto amamos em um estalar de dedos, não é secreto pra ninguém que hoje sou uma viciada da internet, uma criança adulta se descobrindo no mundo virtual, este meu momento tem sido maravilhoso, hoje fico horas fazendo o que mais gosto, me comunicado com muitos e muitos amigos e você é um destes muitos amigos que hoje posso falar, escrever ou simplemente ouvir, através desta maravilha que é a internet.
          A você meu novo amigo ou a você meu velho amigo , envio estas rosas que recebi de um amigo de alma. Que tenhamos um ano de 2012 cheio de muita Paz e Caridade, pois hoje neste momento acho que este e o caminho mais curto para encontramos a tal felicidade eterna que todos queremos. Primeiro doar-se para depois receber o que doamos, pois aprendi nesta minha nova empreitada da vida que só recebemos o que um dia demos ao outro e que só colhemos o que plantamos a muito e muitos anos atras. 
          Que neste ano de 2012 possamos usar todos os dias o manual do Bem-Viver deixado por Madre Tereza de Calcutá, a mulher plena de Amor e cheia de Poder. Pare um pouco para refletir de Madre Tereza de Calcutá: "Tem pessoas que só precisam de um resfriado para fazer uma profunda análise de suas vidas e MUDAR. Outras precisam se descobrir numa doença incurável para MUDAR. E outras passam anos acamadas em um leito e nunca vão entender que precisam MUDAR, que basta usar o positivo e não o negativo diariamente".
           Foi muito bom conviver com você em 2011, e que em 2012 possamos dividir juntos muitas alegrias e as tristezas que por ventura viram para o nosso aprendizado, pois afinal de tudo "SOMOS AMIGOS"

TE OFEREÇO............UMA ROSA: PELA AMIZADE
TE OFEREÇO.............UMA ROSA PARA: O AMOR
TE OFEREÇO...........UMA ROSA PARA:  A SORTE
TE OFEREÇO..............UMA ROSA PARA: NOVA AMIZADES

TE OFEREÇO........ ROSAS  PARA: A FELICIDADE
TE OFEREÇO.......... ROSAS PARA: FAMILIA
TE OFEREÇO....... ROSAS PARA:  A PAZ
 TE OFEREÇO.........ROSAS PARA:  A SINCERIDADE
TE OFEREÇO AS ÚLTIMAS PARA: UMA LONGA VIDA
TE OFEREÇO UM FELIZ ANO NOVO.....QUE TUA VIDA SEJA LINDA COM AS ROSAS!!!

Noticias da Serra Gaucha!!!


NOTICIAS DA SERRA GAUCHA


Terra Mágica Florybal para lazer em Canela
Diversão: Parque fica aberto das 9:00 ás 18:00  horas.
          Canela - Um coquetel para convidados marcou a inauguração, na última quinta-feira (22/12/2011), do Parque Terra Mágica, empreendimento da Florybal Chocolates em Canela. Com 67 mil metros quadrados e localizado no quilômetro 5 da estrada que liga Canela à Cascata do Caracol, o parque está aberto à visitação pública. O empreendimento, de Valdir Cardoso, traz mais de mil esculturas de dinossauros, animais silvestres, índios e personagens bíblicos que promovem uma verdadeira viagem pelo tempo e a imaginação. Em meio à mata nativa, a trilha ecológica reserva surpresas. Réplicas com movimento e emissão de sons contam a história do planeta, que vai dos mamutes aos dinossauros, dos pinguins aos felinos e dos personagens bíblicos. Com 2,5 quilômetros, a trilha apresenta a Caverna dos Primatas, a Aldeia dos Índios, o Espaço da Fé e o Território dos Dinossauros. O parque conta ainda com mina de pedras preciosas e chocolate, fazendinhas do cacau e teleférico, além do Cinema 7D. Esse último, porém, entra em funcionamento só em janeiro.
          Saiba Mais:  O empreendimento conta com lixeiras seletivas espalhadas por toda a sua área, sanitários, áreas de alimentação, lojas, bancos para descanso, tirolesa e transporte através de um veículo chamado de Dino, que foi personalizado para parecer pré-histórico. O passeio é longo e ideal para se fazer com disponibilidade de tempo.
          O Parque Terra Mágica Florybal Canela funciona diariamente das 9:00 às 18:00 horas e os ingressos custam R$30,00 reiais para adultos e R$20,00 reiais para crianças de 3 a 12 anos. Idosos pagam 15 reais.
           Esta  reportagem e do jornal NH/RS do dia 29/12/2011.

Mais Algumas Fotos do Google,  enquanto eu não vou visitar o parque e tirar muitas fotos pra você!!!
Mais de mil esculturas fazem parte do parque..........
Agora é esperar uma oportunidade, e fazer um visita ao parque.
          Até a proxíma noticia sobre a Serra Gaucha, e um Feliz Ano de 2012.


Um lugar para meditar longe da agitação...........
Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling
Em Três Coroas na Serra Gaúcha
O Local estará aberto para visitação neste sábado (31/12/2011) e domingo (01/01/2012)

          Três Coroa - Para quem não se deslocou até o litoral para passar a virada de ano, uma dica é um passeio no Templo Budista. O templo estará aberto para visitação neste fim de semana. O centro oferece um ambiente diferenciado da cultura ocidental, com espaço para meditação, contemplação e absorção de energias. Podem ser visitados e apreciados pelos visitantes no local, o templo La Kang, Terra Pura Padmasambava, rodas de oração e as estupas, momumentos construido em forma de torre de representação arquitetônica do cosmo.
          Terra Pura - O templo Terra Pura Padmasambava foi inaugurando em 2008 no Centro Budista Gonpa Khadro Ling, de Três Coroas. Diferente do templo La Kang, que é um local de meditação, o Padmasambava é considerado um santuário, pois é aberto apenas para observações, não podendo o visitante adentrar suas dependências. Com três andares e quatro portas (nas quatro direções), o templo é único no ocidente no formato específico do budismo tibetano e está aberto à vissitação somente aos sábados e domingos.

Estupas: representação arquitetônica do universo
Ano-novo tibetano em fevereiro
            A professora Lama Sherab Drolma, 48 anos, pratica o budismo desde 1995. Segundo ela, o principal motivo do templo receber tantas visitas é o sentimento de energias 
de paz que o ambiente propicia. "O budismo faz muito sentido na questão de ensinar a lidar com o sentimento de vida e no relacionamento com as pessoas", E é bom anotar: O Templo Budista comemora o ano-novo em 26 de fevereiro, às 10 horas, quando serão apresentadas as danças sagradas do budismo tibetano. E a chegada de 2139, Ano do Dragão de Água, conforme o calendário tibetano. Diferente do Brasil, que usa o calendário gregoriano, no Tibete utiliza-se o calendário lunar, que segue o calendário solar.

L O C A L I Z A Ç Ã O:
          A 7 Km de Três Coroas, o Templo Budista está localizado na estrada Linha Águas Brancas, 1.211. Com destino a São Franscisco de Paula, pela RS-239, o motorista deve pegar à esquerda na parada 177, conforme placas indicativas. Em pouco mais de 1,5 Km você estará no local.
          O templo está aberto de quarta-feira a sexta-feira, das 9 horas às 11:30 e das 14 às 17 horas. Aos sábados e domingos, das 9 horas às 16h30.
          A 6 quilômetros do templo, na RS-020, Km 66, está localizado o restaurante tibetano Tashi Ling, que oferece um cardápio inspirado na culinária tibetana, reunindo pratos típicos e contemporâneos para os visitantes.

SERVIÇOS: Visitação:  Nas segundas e terças-feiras, o templo é fechado à visitação. A infraestrutura local não oferece restaurante nem estrutura de hospedagem de visitante. A hospedagem é exclusiva para participante de retiros.
GRUPOS: Grupos com mais de dez (10) pessoas precisam marcar a visita previamente. Não é permitida a entrada de grupos não agendados. CONTADOS: pelo telefone (51) 3546-8201
Mais um lindo lugar para ser visitado!!!

TERÇA- FEIRA/ 03/01/2012/ Jornal NH

CHOCOFEST EM GRAMADO 2012
Definida a programação do Chocofest!!!
          Gramado - Está definida a programação da 17° Páscoa em Gramado - Chocofest. O evento mágico do chocolate, na cidade turística inicia no dia 22 de março, numa quinta-feira, com um preview do espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a partir das 19:30. A abertura oficial será na sexta-feira, dia 23 de março/2012, com a Parada do Conde Guloseima, a partir das 16 horas. Em 2012, o Chocofest será realizado em 18 dias, transformando Gramado em um universo encantado da Páscoa. Entre as atividades fixas, haverá sessão de autógrafos com os personagens do Chocofest, O Fogão Mágico da Vovó Coelho (aula de culinária para crianças) e Maquiagem de Chocolate. Estão previsto cinco espetáculos: O mundo encantado da Páscoa, seis Paradas do Conde Guloseima e três Desfiles em Açucar. Para a Sexta-Feira Santa, 6 de abril, a programação inclui a tradicional Procissão dos Passos, a partir das 20 horas. Inspirada na Espanha, é feita com carros tematizados que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Mais de 600 pessoas usam vestes monásticas, ao som de matracas e portando archotes, caminham com passos marcados pela Avenida Borges de Medeiros. O site com a programação completa é www.chocofest.com.br
Redes Sociais:
           As novidades e atrações do chocofest podem ser acompanhadas pelas redes sociais no site do evento ou no Twitter é o @chocofestgram. E, criada há um mês, a página do Fecebook do evento já ultrapassa quatro mil curtiçães. Confira no endereço www.facebook.com/chocofest.
         Diversão e Sabor.........preciso ir a mais um lugar maravilhoso........até lá se Deus quiser, e ele vai querer.