EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você sabe o que é Ortorexia?

SAUDÁVEL SEM EXAGEROS
ORTOREXIA
A pessoa que sofre do distúrbio tende a ter a refeição como uma ideia fixa.
Eles ocupam constantemente a mente com a seleção e a elaboração da dieta alimentar e
insistem em convencar seus familiares e amigos a ter este mesmo hábito.

 
Transtorno alimentar recentemente diagnosticado, a Ortorexia surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões (se o alimento é orgânico, integral, livre de açúcar, gordura etc) e procedência  daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
O ortorexo permitem-se apenas ingerir alimentos saudáveis e verifica minuciosamente o conteúdo nutricional de cada elemento que consome. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que não esteja na lista do permitido é terminantemente abolido da sua dieta.
Embora todos saibam dos benefícios de se adotar uma alimentação saudável, estas pessoas levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.

Conheça os sintomas da Ortorexia:
- Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento;
- Só se permite alimentos saudáveis;
- Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa;
- Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida;
- Pensa em conteúdo nutricional durante o dia;
- Entra em pânico ao comer qualquer coisa fora da sua dieta diária, pensando que ela possa oferecer riscos instantâneos a sua saúde e boa forma;
- Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta;
Os ortoréxicos podem ser seriamente afetados por esse distúrbio. A pessoa pode começar a isolar-se do convívio social, evitando encontros com os amigos em restaurantes, festas etc, por medo de comer o que é oferecido neste lugares;   tornando- se cada vez mais distante à medida que vão se fixando cada vez mais nas suas rígidas regras dietéticas.
A ortorexia também pode diminuir o desempenho profissional do indivíduo, dificultando sua capacidade de se concentrar no trabalho ou de estudar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia ou quantas vezes se devem mastigá-los.
Por ser encarada como transtorno alimentar, o tratamento da ortorexia deve ser feita com ajuda de profissionais especializados no assunto, como psicólogos com experiência nesses casos. Em conjunto com um nutricionista para avaliar de perto a evolução no bem-estar e melhora nutricional da pessoa.

Por Malanny Serejo

Uma dieta saudável fornece benefícios ao organismo, mas comer com padrões muito estritos pode chegar a ser prejudicial caso se transforme em uma obsessão. 
Ao ler esta semana sobre este assunto fique um pouco assuntada e com medo, eu estou ficando com Ortorexia, pois tenho muita dificuldade em comer qualquer alimento fora de casa, tenho sempre que saber quem fez, onde foi feito, e quase sempre acabo não comendo nada na rua, evito reuniões gastronômicas com amigos. Tenho que repesar um pouco sobre este assunto pois pode ser o inicio de uma doença?

Se você tem estes mesmos sintomas preste atenção nesta reportagem.
 Os comportamentos estremos são frequentemente contra producentes. Preocupar-se com a própria saúde costuma estar dentro dos limites do razoável, mas fazê-lo de maneira obsessiva torna-se um dos sintomas da ortorexia.
Segundo a nutricionista Maria Isabel Yague Lobo, membro da Associação de Dietistas-Nutricionistas de Madri, a ortorexia é a "preocupação ou obsessão extrema pelos alimentos pretendidamente saudáveis e isentos de poluentes".
As pessoas que sofrem desse transtorno se preocupam mais com a qualidade dos alimentos que com o prazer de comer. "A comida é o centro de seus pensamentos e de sua vida". assinala a especialista. Além disso, quem tem ortorexia vigia de maneira exaustiva os ingredientes de tudo o que ingere, a ponto de sentir fobia de preparar refeições fora de casa por não poder controlar os componentes dos alimentos que consomem.

MANIA DE DOENÇA, EU?
Maria Isabel explica que essa obsessão leva as pessoas a sempre planejarem as refeições e estudarem o que comem para se sentirem seguras e tranquilas. "Sua obsessão por comer de maneira saudável faz com que elas se preocupem com a forma de preparar a comida e com os recipientes onde se cozinha". Além disso, costumam apresentar temores hipocondríacos. Geralmente, a prevalência da ortorexia  é maior entre as pessoas "muito controladores e exigentes tanto consigo mesmas como com os demais", afirma a nutricionista.

RISCO DA EXCLUSÃO
 "A ortorexia pode desencadear problemas de saúde se a obsessão por comer de forma saudável estiver ligada à limitação ou exclusão franca de um grupo de alimentos", destaca a nutricionista. Assim, torna-se necessário manter uma dieta variada e consumir alimentosde todos os grupos para evitar déficits nutricionais. Por outro lado, uma pessoa com ortorexia que não excluir nenhum grupo de alimentos pode levar uma alimentação saudavél do ponto de vista nutricional. Neste caso, o problema seria em relação ao "comportamento que ela manifesta ao ato de comer. Trata-se de uma questão psicológica". 
O isolamento social dessas pessoas em reuniões gastronômicas é notório. Elasse distanciam de amigos e familiares, pois todo seu mundo gira em torno de suas estritas normas sobre alimentação. Tal isolamento "pode representar uma falta de satisfações afetivas, o que leva a uma preocupação ainda maior pela alimentação" ressalta. Do ponto de vista nutricional, a prioridade no tratamento da ortorexia é cobrir os requerimentos energéticos e nutricionais de maneira individual e reestruturar os hábitos alimentares. (EFE)

VIVA FELIZ