EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Importância de ler para os filhos

Ana Cecília Romeu

     A criança que tem contato com literatura é estimulada na imagimação, em suas primeiras indagações, adquire cultura, desenvolve repertório, expande referância, amplia a comunicação, pode ter mais facilidade no domínio da escrita e gosto pelos futuros livros didáticos, suporte ao aprendizado escolar. Os pais deveriam se preocupar em ler livros para os filhos desde bebezinhos, independente do trabalho desenvolvido nas pré-escolas. Ler para seu filho, que ainda não é alfabetizado, ajuda a aumentar o vínculo familiar por se tratar de experiência compartilhada. Os pais passarão  uma mensagem às suas crianças que ler é uma coisa legal e pode ser um lazer famíliar.
     Se estimulados a fazer essa relação, que não só a boneca, o escorregador ou o carrinho são bacanas, mas um livrinho pode ser também, isso ajudará, no futuro, que a criança seja leitor assíduo. Hoje, o mercado editorial possui publicações para crianças de todas as idades, com ilustrações, alto-relevo e recursos que os assemelham aos brinquetos disponíveis atualmente, tornando a leitura mais atrativa.
     Em família, fizemos a "hora do conto". Minha filha escolhe um livrinho, e nós lemos, interpretando vozes. Assim, todos participam da "brincadeira". Ainda fizemos perguntas para auxiliar a interatividade, para que ela crie uma continuação para a história ou insira personagens diferentes. Isso possibilita nova experiência com a mesma publicação a cada leitura e desenvolve a criatividade e imagimação. Quando um filho passa a se interessar pelo mágico mundo da literatura, todo pai pode ter certeza que está no caminho certo. Se ao entrar numa livraria, a reação dele é como se estivesse numa loja de briquedos, ou ainda pedir para lermos mais um livrinho, nos sentiremos inseridos nesse faz de conta. A admirável Terra das Letras nos permite construir um reino soberano, partilhado com quem mais amamos.
     Esta reportagem é do Jornal NH/RS de 29/08/2011.

Um comentário:

  1. É muito legal poder ler para nossos filhos, eu tive esta oportunidade e hoje minha filha gosta muito de ler, mas quandos pais podem fazer isto, pois no nosso Brasil o livro ainda custa muito caro e não esta a disposição de todos. Mas estamos trabalhando para que um dia muito em breve isto seja uma realidade de todos. Tia Alegria

    ResponderExcluir