EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dicas de Cuidados com Idosos

Faço minha as palavras da colega Pat Feldman do Blog Criança na Cosinha.
Para quem não sabe ou para aqueles que preferem fazer de conta que não perceberam ainda qual é a proposta do meu Blog, prestem atenção e fiquem sabendo que:
  • Tenho a informar que não sou, nem me intitulo nutricionista, nem exerço outra profissão que não a de escritora, pesquisadora independente, sou cuidadora de idosas, personal diet , com ênfase no atendimento ao idoso, técnica alimentar com ênfase em alimentação saudável, educadora alimentar para crianças e adolescentes, confeiteira e salgadeira, culinarista, dona de casa, e super mãe (algumas destas atividade, aliás, não regulamentada, e que se refere a uma pessoa que estuda, divulga e ganha a vida com a arte de cozinhar e cuidadora de idosas). Em particular, quero deixar bem claro que nunca exerci, e não exerço  a profissão de nutricionista, apenas estudo muito sobre os alimentos saudáveis.
  • Num país onde existe liberdade de expressão, é possível criar um Blog e colocar nele toda sorte de informações e recomendações, desde que não incitem a atos ilegais.
  • Não dou consultas, nem me faço passar por nutricionista. A área culinária e a de divulgação de opiniões pessoais sobre nutrição, como as que divulgo no meu Blog, não são atribuições exclusivas dos nutricionistas. Apenas exerço o meu direito básico de cidadã, de divulgar, tornar pública, minha opinião pessoal;
  • Todas as informações que disponibilizo aqui neste Blog é um trabalho de muita pesquisa e leitura  de jornais e revista que faço diariamente. Estas informações representam a comprementação de reportagem que leio e minha opinião pessoal sobre doenças , condições de saúde que envolvem a nossa alimentação a de nossa família, crianças e idosas.
 ESTA É MAIS UMA PAIXÃO  EM MINHA VIDA
MINHAS VOVÓS

          Tenho muitas paixões na vida, pois sou um mulher apaixonada pela Vida, adoro viver e aprender todos os dias,  estou sempre querendo saber mais e mais sobre as minhas paixões, e esta é uma delas, minhas vovós, pois com elas recebo um certificado de sabedoria todos os mês. 
          Conviver com as idosas nestes ultimo anos da minha vida tem sido uma evolução em todos os sentidos, aprender o significado das doenças, o porque uma idosa esta passando por tal situação em determinado momento da sua vida, perceber que somos o que construímos na nossa longa jornada da vida. Vou tentar aprender o máximo possível para que quando chegar a minha vez (a velhice) eu esteja preparada para aceitar-la, tudo que ela (a vida) terá para me oferecer. Aceitar que chegou a minha hora de fazer a colheita. Isto não tem preço, poder ter a oportunidade de escolha, se vou querer ser uma idosa consciente ou simplesmente levar a vida sem querer assumir as responsabilidades do que plantei. A colheita é uma certeza que não poderemos fugir nunca dela. Pois uma dia iremos colher o que plantamos.
          Como gosto de ler tudo sobre minhas paixões, também gosto de guardar estas reportagem pois um dia a gente sempre vai precisar tirar uma duvida.  Aqui no meu Blog mais um arquivo de informações uteis no nosso dia-a-dia.
           Irei postal aqui neste arquivo tudo que  ler e achar interessante sobre o  Cuidado com os nossos Idosos.
         
OS RICOS DA DESIDRATAÇÃO EM IDOSOS
A falta de água no organismo é uma das principais causas da internação de pacientes, especialmente nos dias mais quentes...........
          Em 2003, uma onde de calor atingiu a Europa. As temperaturas passaram dos 40°C durante algumas semanas, ocasionando uma verdadeira tragédia. Como sabemos, a população idosa no continente europeu é bastante expressiva, grande parte dela vivendo sozinha. Essa onda de calor pegou muitos deles desprevenidos, ocasionando a morte de mais de 40 mil no Velho Mundo. Só em Paris, 2 mil idosos morreram de desidratação.
          O clínico geral e geriatra Leandro Minozzo alerta deve ser dado ao idosos com fragilidade quando a temperatura passar dos 32°C por três ou mais dias. A desidratação é uma das principais causas de internação de pacientes idosos, especialmente em época de grande calor. Eles apresentam uma tendência maior à desidratação por possuir menor quantidade de líquido no corpo, por sentir menos sede e fome. Além disso, pessoas desidratadas têm maior facilidade para desenvolver pneumonia e ficarem com intestino preso.
          Minozzo acrescenta que uma informação muito útil na avaliação de idosos com suspeita de desidratação é o peso do paciente e o quanto ele perdeu. Outro sinal importante é o turgor cutâneo, que pode ser avaliado pelo tempo que a pele demora para voltar ao normal após ser pinçada (leve belição): quanto maior for o tempo necessário para a pele voltar ao normal, maior a chance do idoso estar desidratado.
          As principais complicações (consequências) da desidratação são falência dos rins, coma, anormalidades nos minerais do  sangue (sódio e potássio) e, como mencionado anteriormente, aumento no risco de pneumonias e prisão de ventre.
Uma mão amiga, a mão do cuidador de idoso....
QUEM SOFRE MAIS COM A DESIDRATAÇÃO?
          Pessoas com idade acima de 85 anos, mulheres, baixo peso, insuficiência renal, dependência para realizar atividades diárias, hospitalizados ou residentes de instituições de longa permanência, idosos com cuidadores não qualificados para exercer a função, com demência e depressão, jejum prolongado, ter mais de cinco doenças crônicas e uso de medicamentos, principalmente diuréticos.
          Acho que todos deveriam fazer um bom curso de cuidador de idosos, pois estamos lidando com seres humanos, e com pessoas que estão muito sensíveis a tudo, por terem uma certa idade.  Para quem predente cuidador de um idoso, os cursos  nos tão uma  qualificação é  capacitação  para o acompanhamento de um idoso,   sem um curso iremos aprender na pratica com o idoso, é isto muitas vez se torna tarde de mais para socorrer o nosso idoso, pois se não tivemos um pouco de teoria para perceber  síntonas de algumas doenças, estaremos colocando em risco a vida do nosso idoso é não cuidado dele.A teoria é fundamental para que possamos exercer com muita prática a nossa função de cuidadora.
Responsabilidade Sim...........Curiosidade Não......
Unidos com responsabilidade, cuidaremos melhor do nosso idoso!
 AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DESIDRATAÇÃO?
          Medicações, como diuréticos e laxantes, Hiperglicemia (açúcar alto no sangue), Diarreia e vômitos, Exposição a altas temperaturas, Infecções e Esforço físico.
 Esteja sempre atento ao cuidar de um idoso!
          Muitas vezes os sinais são discretos. Portanto, os itens da lista abaixo devem ser observados por todos, principalmente pelos familiares e cuidadores do idoso. Confira.
Confusão, Febre, Perda de peso, Fraqueza muscular, Irritação, Pele seca e com menor elasticadade, Constipação (ficar de "ir aos pés"), Desorientação, Esquecimento, Menor produção de urina, Olhos profundos, Infecção urinária e pneumonia, Hipotensão (pressão baixa), Toutura, Cãibras, Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados) Pior infecção, Dor de cabeça.

REDOBRE SUA ATENÇÃO COM O IDOSO TENHA SEMPRE UM OLHO ABERTO!
EVITE ESTE PROBLEMA (DESIDRATAÇÃO)
          A  melhor maneira de prevenir a desidratação é a ingestão de quantidade adequadas de água e de bebidas saudáveis. A quantidade recomendada é cerca de 1,5 a 1,7 litro de água por dia. em casos de pacientes com problemas cardíacos, a quantidade necessária é menor (conforme orientação do médico do paciente).
          Bebidas saudáveis entenda-se sucos naturais, vitaminas, chás ou água de coco, que são de fácil aceitação do idoso.
          Deve-se deixar água sempre disponível, lembrando-se tomar água se escova os dente, durante a tomada de remédios e durante as refeições é uma forma de fazer o idoso conseguir atingir a quantidade de água necessária diária.
dificel
          Alimentos e bebidas contendo sódio e potássio (sucos de frutas e vitaminas) devem ser consumidos para manter os níveis desses minerais no organismo.
BEBA SEMPRE ÁGUA FILTRADA OU MINERAL
          Parte desta reportagem foi retirada do caderno Viver com Saúde do Jornal NH de 09/01/2012. 
TODO DIA É DIA DO IDOSO, CUIDE MUITO BEM DELE PARA SUA PRÓPRIA FELICIDADE
VOCÊ SERÁ O IDOSO AMANHÃ FELIZ!!!


A ESTRADA PARA O SUCESSO!!!
          A estrada para o sucesso não é reta.
          Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão, quebra-molas chamado família.
          Mas se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado fé, e um motorista chamado
          "DEUS", você chegara a um lugar chamado "SUCESSO".

          O que é o "SUCESSO"?
          Para mim o "SUCESSO" é liberdade, felicidade o prazer em viver.
          Liberdade, pois com ela chego ao "SUCESSO".
          Felicidade, pois com ela também chego ao "SUCESSO".
         O prazer pela vida, e viver com liberdade, felicidade para chegar ao "SUCESSO".
          Tudo isto significa "SUCESSO".
          Mas pra que serve o "SUCESSO".
          Será que eu preciso deste "SUCESSO".
          Eu não.
         Quero apenas ter liberdade, felicidade e viver em paz, este é o meu "SUCESSO".
         Ele pra mim tem outro nome TRANQUILIDADE.
         Vivo melhor com ela, pois ninguém tem inveja dela, pois ninguém consegue ve-lá , só eu sinto. 
         Mas dele todos querem , pois acham, que um pessoa bem sucedida e feliz, que tem tudo na vida.
         Na maioria das vezes não, o "SUCESSO" se transforma em prisão, você só tem a ele.
         Mas o resto, aquele resto........ a liberdade, a felicidade, o prazer em viver.
         O "SUCESSO" pegou pra ele....... a liberdade, a felicidade e o prazer em viver.
         Viva a minha TRANQUILIDADE ela é o meu maior "SUCESSO".
NO CORAÇÃO DE JESUS!!!

13/01/2012/
Parte desta reportagem é do caderno Gourmet do Jornal NH

O calor, somado ao alto consumo de sódio, potencializa possíveis inchaços, uma alimentação com menos sal ajuda o corpo a passar pelo verão sem desconfortos!!!
MENOS SAL, MAIS SABOR!
          O verão é um bom momento para dar o primeiro passo rumo a reeducação alimentar. Mais do que nas outras estações do ano, a retenção de líquido é um problema que o organismo enfrenta em função das altas temperaturas. O calor, somado ao alto consumo de sódio, potencializa possível inchaços, por isso uma alimentação com menos sal ajuda o corpo a passar pela estação mais quente do ano sem desconfortos.
          Diminuir a ingestão de sódio é simples, basta reduzir o sal. O difícil é reduzir seu consumo sem abrir mão do sabor. A combinação entre menor quantidade de sal é capaz de oferecer ambos os benefícios, então use e abuse das ervas naturais, tais com manjericão, alecrim, manjerona, alho, cebola, salsinha, sálvia e muitas outros ervas, isto é a seu gosto.
          Em dias quentes de verão além dos riscos do inchaços por uso do sal, devemos usar algumas bebidas que ajudam a evitar estes indesejáveis inchaços . Bebidas como água de coco são liberadas para o consumo e reposição de sais minerais, já energéticos e isotônicos necessitam de muita atenção ao ser consumidos, e não teve ser consumido por pessoas idosas.
          

          É só a temperatura aumentar um pouquinho que o corpo já pede menos sal e algum líquido, não é verdade? Claro que não é qualquer liquido que vai matar a nossa sede, em um dia quente de verão. Não só por sede, mais nessas época o corpo necessita de mais e mais hidratação, pois conforme suamos, nosso corpo pode nos deixar desidratados e necessitando de alguma bebida para os dias quentes de verão.
          A água de Coco é uma bebida muito indicada em dias quentes, pois é uma bebida rica em sais minerais com o potássio, sódio e magnésio e ajuda a prevenir possíveis inchaços nas pernas, que são decorrentes do clima quente de verão, além também de evitar a retenção de liquido. Não é uma bebida altamente calóricas, podendo ser consumida sem maiores problemas em dias quentes de verão. Um copo de 200ml  possui cerca de 60 calorias.
Sugestão de uma alimentação saudável para o idoso no verão!!!
Uma bela salada, uma água de coco e uma proteína....
Coxa de Frango.....Uma receita com menos sal e mais sabor!!!
Ingredientes:
8 coxinhas de asas de  frango (520g)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pitada de pimenta-do-reino
4 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água fervente (100ml)
1/2 colher (sopa) de salsa picada
PREPARO:
Tempere as coxinhas com sal, suco de limão, a pimenta-do-reino e o alho.
Cubra e leve à geladeira por 12 horas, para tomar gosto.
Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo baixo, junte 1/2 colher de açúcar e deixe dourar, acrescente o frango e mexa bem até ele selar por inteiro. Adicionando a marinada e a água aos poucos, por 30 minutos, ou até que ficar cosido. Retire do fogo acrescente a salsinha e misture bem, sirva em seguida com um saladão de verão. Para beber um copo de água de coco.
Uma alimentação leve e saudável para o novo verão que é tão quente. 
BOM APETITE
          Cuide muito bem do seu idoso, uma alimentação equilibrada e saudável, faz muito diferença na recuperação do idoso, coloque os temperos necessários para dar sabor, mas não esqueça nunca que o melhor tempero e a dedicação, o amor , o carinho pela sua profissão. Ser um CUIDADOR de idoso e mais que uma profissão e um aprendizado para a vida inteira. Não esqueça Amor, Carinho  e muita Paciência diariamente.

GUIMARÃES ROSA E O SENTIDO DA VIDA.....


Guimarães Rosa e o sentido da vida Guimarães Rosa e o sentido da vida
Guimarães Rosa e o sentido da vida 
Reportagem do Blog Cuidar de Idosos.
”O homem envelhece é porque não agüenta viver, ainda não sabe e tem medo da morte.” Guimarães Rosa
Por acaso, relendo um dos memoráveis livros da literatura brasileira, CORPO DE BAILE , do imortal João Guimarães Rosa, deparei com o conto CARA-DE-BRONZE. A narrativa trata de um poderoso fazendeiro que está doente e sente que a morte pode estar perto. Através das expressões únicas da escrita de Guimarães Rosa, este fazendeiro relata:
Estar doente com um olhar de secar carvalhos….
Amargo feito falta de açúcar
Assim, com a aproximação da morte, este personagem faz dela,  a morte, a sua verdadeira mestra. Nas imensidões das Minas gerais, enxerga agora as boas coisas da vida, as belezas naturais, as miudezas da natureza, o cotidiano das pessoas comuns. Põe-se a perguntar  noticiazinhas, ri com as engraçadas bobeias… Agora, também, para recuperar o tempo perdido e espantar sua tristeza, ouve o dia todo um cantador de cantigas da roça.
Resumindo: o nosso fazendeiro rico, vendo sua morte aproximar, procura viver plenamente e buscar o real sentido da sua vida. Como se, com isto, pudesse espantar a sua morte para longe…
A morte, talvez o maior sentido de nossa vida, é mestra e niveladora das coisas reais e importantes para todos nós. O idoso, por sua proximidade, tem o privilégio e a oportunidade de aprender e nos ensinar os verdadeiros sentidos de nossas vidas!
“Já não preciso de rir.
Os dedos longos do medo
largaram minha fronte.
E as vagas do sofrimento me arrastaram
para o centro do remoinho da grande força,
que agora flui, feroz, dentro e fora de mim…
Já não tenho medo de escalar os cimos
onde o ar limpo e fino pesa para fora,
e nem deixar escorrer a força de dos meus músculos,
e deitar-me na lama, o pensamento opiado…
Deixo que o inevitável dance, ao meu redor,
a dança das espadas de todos os momentos.
e deveria rir , se me retasse o riso,
das tormentas que poupam as furnas da minha alma,
dos desastres que erraram o alvo do meu corpo.
João Guimarães Rosa

          27/01/ -Reportagem de Cuidadores de Idosos

TESTANDO O ESTRESSE DO FAMILIAR E DO CUIDADOR

1- Tenho pouco tempo para mim? SIM NÃO
2- Tenho ajuda de meus familiares?
3- Eu choro com frequência?
4- Venho tendo problemas de saúde?
5- Eu sinto que não estou em boas condições para cuidar do idoso
dependente?
6- Eu não passeio, não viajo, evito pessoas, não visito familiares e amigos?
7- Sinto, com freqüência, frustração, raiva e tristeza?
8- Sinto-me culpado com a situação atual da doença do idoso?
9- Sempre entro em conflito com o idoso que cuido?
10- Não tenho alimentado bem? Não tenho dormido bem?

*Se você respondeu SIM mais de 3 vezes - cuidado com o estresse e o acúmulo de trabalho em cuidar de seu idoso.
*Se você respondeu SIM mais de 5 vezes - procure ajuda imediatamente com sua família e com os profissionais de saúde. Você está precisando de ajuda e de férias no cuidado com o seu idoso.

BOM DIA........
MAS O DIA SÓ O BOM COM SAÚDE........
CUIDE DE VOCÊ PRIMEIRO, PARA DEPOIS CUIDAR DE UM IDOSO!!!







8 comentários:

  1. Clau Lima
    Um hábito do coração
    Em relação aos outros, a gratidão faz parte da boa educação, em relação a nos mesmos, e um hábito do coração e uma desciplina da vida e espiritual.
    Seja educado com todos.......... faz bem para o nosso coração.

    ResponderExcluir
  2. Você aproveita a vida?
    É muito comum ouvir as pessoas e, principalmente os jovens, dizendo que querem aproveitar a vida. E isso geralmente é usado como desculpa para eximir-se de assumir responsabilidades.
    Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?
    Para uns é matar-se aos poucos com as comilanças, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas.
    Para outros é arriscar a vida em esportes perigosos, noitadas de orgias, consumir-se nos prazeres carnais.
    Talvez isso se dê porque muitos de nós não sabemos porque estamos na Terra. E, por essa razão, desperdiçamos a vida em vez de aproveitá-la.
    Certo dia, um jovem que trabalhava em uma repartição pública, na companhia de outros colegas que costumavam se reunir todos os finais de expediente para beber e fumar à vontade, foi convidado a acompanhá-los.
    Ele agradeceu e disse que não bebia e que também não lhe agradava a fumaça do cigarro. Os demais riram dele e lhe perguntaram, com ironia, se a religião não lhe permitia, ao que ele respondeu: A minha inteligência é que me impede de fazer isso.
    E que inteligência é essa que não lhe permite aproveitar a vida? Perguntaram os colegas.
    O rapaz respondeu com serenidade: E vocês acham que eu gastaria o dinheiro que ganho para me envenenar? Vocês se consideram muito espertos, mas estão pagando para estragar a própria saúde e encurtar a vida que, para mim, é preciosa demais.
    * * *
    Observando as coisas sob esse ponto de vista, poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor.
    É investir os minutos preciosos que Deus nos concede em atividades úteis e nobres.
    Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos bem aproveitando a vida.
    Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontração saudável, estamos dando valor à vida.
    Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências.
    Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estaremos aproveitando acabando com ela.
    Se você é partidário dessa ideia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida.
    E se você acha que os vícios lhe pouparão a existência, visite alguém que está se despedindo dela graças a um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro.
    Converse com quem entrega as forças físicas a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos.
    Ouça um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros na alimentação.
    Visite um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que o consomem lentamente.
    Observando a vida através desse prisma, talvez você mude o seu conceito sobre aproveitar a vida.
    * * *
    A vida é um poema de beleza, cujos versos são constituídos de propostas de luz, escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte.
    Em consequência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o Espírito se embeleza e alcança os altos planos da realidade feliz.

    Redação do Momento Espírita
    Bom Dia Clau Lima

    ResponderExcluir
  3. Pra você de Coração (Clau Lima)


    DESEJOS

    Desejo a vocês...
    Fruto do mato
    Cheiro de jardim
    Namoro no portão
    Domingo sem chuva
    Segunda sem mau humor
    Sábado com seu amor
    Filme do Carlitos
    Chope com amigos
    Crônica de Rubem Braga
    Viver sem inimigos
    Filme antigo na TV
    Ter uma pessoa especial
    E que ela goste de você
    Música de Tom com letra de Chico
    Frango caipira em pensão do interior
    Ouvir uma palavra amável
    Ter uma surpresa agradável
    Ver a Banda passar
    Noite de lua cheia
    Rever uma velha amizade
    Ter fé em Deus
    Não ter que ouvir a palavra não
    Nem nunca, nem jamais e adeus.
    Rir como criança
    Ouvir canto de passarinho.
    Sarar de resfriado
    Escrever um poema de Amor
    Que nunca será rasgado
    Formar um par ideal
    Tomar banho de cachoeira
    Pegar um bronzeado legal
    Aprender um nova canção
    Esperar alguém na estação
    Queijo com goiabada
    Pôr-do-Sol na roça
    Uma festa
    Um violão
    Uma seresta
    Recordar um amor antigo
    Ter um ombro sempre amigo
    Bater palmas de alegria
    Uma tarde amena
    Calçar um velho chinelo
    Sentar numa velha poltrona
    Tocar violão para alguém
    Ouvir a chuva no telhado
    Vinho branco
    Bolero de Ravel
    E muito carinho meu.
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Cuidar de Idosos
    EM PAZ

    Muito perto do meu ocaso eu a bendigo, Vida.
    Porque nunca me destes nem a esperança falida
    nem trabalhos injustos,
    nem sofrimento imerecido.

    Porque vejo ao final do meu rude caminho,
    que fui o arquiteto do meu próprio destino;
    que se extraí mel ou fel das coisas
    foi porque nelas coloquei fel ou mel saboroso;
    quando plantei roseiras, colhi sempre rosas.

    ...Certo, ao meu verdor vai seguir o inverno:
    mas tu não me dissestes que maio seria eterno!
    Achei, sem dúvida , longas as noites de meus sofrimentos;
    mas não me prometestes apenas noites boas;
    e também tive algumas santamente serenas...

    Amei, fui amado e o sol acariciou a minha face.
    Vida, nada me deves! Vida, estamos em paz!

    Juan Crisóstomo Ruiz de Nervo – Poeta mexicano
    Esta no face/ 03/02/ são 12:56hs. Boa Tarde a Todos!!!
    Clau Lima

    ResponderExcluir
  5. Cuidar de Idosos
    Seus pais ou avós idosos estão em segurança?

    E se não tiver ninguém com eles? E se eles tiverem algum problema súbito de saúde? E se sofrerem quedas e não puderem se levantar sozinhos?
    Você já pensou nessa situação?
    Como minimizar estes grandes problemas e trazer segurança para os idosos e para você?
    Segurança nunca é demais!
    O que vocês fariam nessa situação? Vamos trocar idéias?
    Tenho cuidado de muitos idosos neste cinco anos desta minha nova profissão, e acho que quanto mais alto o poder financeiro das pessoas memos atenção o idoso tem da família. As pessoas com mesmos poder financeiro cuidam mais dos seus idosos, o "ricos" preferem pagar, e esqueçe que amor e carinho não tem preço. Clau Lima/3/2/ as 13:00 hs. Boa Tarde com amor carinho e respeito pelo idoso.

    ResponderExcluir
  6. 03/02/12
    Quem cuida do cuidador ?


    Há momento em nossas vidas que temos que interromper temporariamente nossa rotina, a mesma rotina que tanto reclamamos. Bem, mas que tem a ver com que estamos falando? Penso que o ser humano deseja por natureza, reclamos porque estamos cansados da monotonia e da rotina, como também reclamos quando somos obrigados a mudá-la para cuidar de alguém que adoeceu ou ficou incapaz de se cuidar sozinho.


    Precisamos aprender a valorizar aquilo que temos e saber aproveitar nosso tempo de forma mais prazerosa para ampliar nosso bem estar.


    É claro que enquanto escrevo tenho consciência que apesar do desejo de viver prazerosamente nossa vida, há momentos que ela toma um caminho mais tortuoso, como quando nos tornamos cuidador de alguém que é muito importante para nós, como por exemplo, a inversão de papéis. Desde que nascemos fomos cuidados por nossos pais, a grande maioria das pessoas no transcorrer de suas vidas passam por uma mudança radical, tornam-se cuidadores de quem os cuidou, o que por si só já é um momento muito difícil.

    Sei que há profissionais especializados para lidar com este momento, compreendo que foi a escolha feita por eles seguir esta profissão, também penso que apesar de não existir um vínculo afetivo a priori é um trabalho muito desgastante e que eles precisam se cuidar para poder cuidar do outro.

    Nesse texto falo especificamente sobre o que ocorre quando o cuidador é você e o cuidado é alguém de sua família muito próximo a você com o qual foi construído e vivido um grande laço afetivo durante toda sua existência.

    Escutando em meu consultório muitas pessoas relatando suas experiências observo que além do cansaço e do desgaste há um misto de muitos sentimentos nessa situação como, o medo da perda, o de não conseguir dar conta dessa tarefa, a tristeza, mágoa, ressentimento, choro e irritabilidade o resultado disso é demonstrado pelo alto grau de angústia, culpa de sentir tudo isso e stress que é comum aparecer no cuidador.


    Cuidar é compreender as necessidades da outra pessoa, suas dificuldades e seus sentimentos contraditórios, muitas vezes até por não poder mais se autocuidar como fazia anteriormente. Observo que muitos cuidadores acreditam que devem se dedicar de tempo integral a este papel, que sua vida esta resumida somente a isso. Grande engano, se o cuidador não estiver bem provavelmente à qualidade de seus préstimos diminuirá e ele pode inclusive deprimir, portanto mais uma vez cito a necessidade dele se autocuidar.


    A relação entre essas duas pessoas é muito delicada podendo despertar lembranças tanto boas como más de épocas passadas e isto pode mobilizar situações conflituosas ou não.
    Creio ser muito interessante nesse contato estabelecer se possível um pouco de humor na relação cuidador e cuidado, será bom para ambos como também uma tentativa de diminuir a tensão e de possibilitar uma relação mais afetiva entre esses dois companheiros.


    É importante que toda a família se reuna para tomar decisões e dividir responsabilidades, dessa forma não fica tudo com uma única pessoa. Como é natural entre famílias os conflitos existem e o ideal é deixá-los de lado para minimizar a dor que estão vivendo. Muitas famílias não conseguem o que aumenta o nível de stress principalmente do cuidador.



    É possível ver o sentimento de impotência do cuidador quando este se depara com a perda real, momento muito difícil e que devem ser compreendidos pelas pessoas que estão ao seu redor, muitos nessa hora desencadeam depressão e também necessitam ser ajudados para retornarem a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RECOMENDAÇÕES:

      · É necessário que o cuidador se cuide, qe tenha tempo para fazer e viver outras coisas como, por exemplo: praticar uma atividade física/lazer.
      · Manter contato com seus amigos, se possível sair com eles para se distrair e ampliar sua vida.
      · Procure saber se em sua cidade tem grupos de apoio cuidadores. Participe, já que entre os objetivos desse grupo são de partilhar o sofrimento e obter suporte para conseguir continuar cuidando.
      · Fique atento devido ao desgaste físico e emocional pode haver conflito familiar ou conjugal, se necessário busque auxílio profissional.

      Concluindo, cuidar é se dedicar ao outro, mas lembre-se você só conseguirá fazer isto se antes você cuidar de você mesmo.

      Teresa Zogaib
      Mais uma linda mensagem de Teresa/04/02/12

      Excluir
  7. Cuidar de Idosos
    O FUTURO COM DEPENDÊNCIA

    Você certamente planejou a sua aposentadoria e o que fará quando parar de trabalhar. Mas... Você já pensou no que vai fazer quando ficar bem idoso? Quando as pernas realmente falharem, os olhos ficarem fracos e os ouvidos não puderem mais ouvir conversas banais na sala de jantar?

    Dá para planejar a nossa dependência? Em parte, sim. Explico melhor: posso escolher como quero serei cuidado. A seguir, escreverei algumas perguntas que poderão ajudar você, leitor, a planejar seu futuro com dependência. Ampliando mais nosso alcance, mostrar também para nossos pais saudáveis e nossos idosos cheios de vida esses questionamentos reais. Deles dependerá a qualidade de nossa vida com dependência e fragilidade.

    •Eu quero saber a verdade se tiver uma doença grave, incapacitante e que trará risco de morte?
    •Será minha escolha, junto com meu médico, qual o tratamento que me submeterei, em caso de doença grave e incapacitante (Alzheimer, câncer, Parkinson, derrame cerebral, etc.)
    •Eu quero que os médicos e minha família tentem de todas as formas possíveis me manter vivo, mesmo em condições de saúde extremamente precárias, com manobras de reanimação cardíaca e me mantendo indefinidamente em UTI?
    •Quem cuidará de mim, quando eu ficar dependente? Reformulando essa pergunta: quem eu escolheria para cuidar de mim?
    •Quem será responsável pelos meus interesses patrimoniais e financeiros? Com quem eu poderei contar para receber a minha pensão ou aposentadoria e pagar minhas contas?
    •Se eu não for mais capaz de gerir bens e pessoas, devido a doenças que possam afetar minha memória e juízo, que eu gostaria que fosse o meu representante, o meu curador?
    •Onde escolherei morar, quando ficar dependente e incapaz: na minha própria casa, na casa de algum filho ou em uma instituição de longa permanência (casa de repouso)?
    •Quem, de maneira nenhuma, eu não gostaria que cuidasse de mim, não tomasse conta de meus interesses financeiros e nem decidisse por mim?
    Clau Lima 11/02/2012

    ResponderExcluir