EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A SAÚDE ESTÁ NA NOSSA MESA


          Somos o que comemos, esta é uma visão de vida pessoal ( minha) em relação a alimentação saudável, e também de muitos nutricionistas, podemos evitar a maioria das doenças, mas com somos seres humanos pecadores, não resistimos a um bom prato de comida, e com ele vem as consequências da nossa gula. Esta reportagem é do caderno Viver Bem de 16/01/ do Jornal NH/RS , e fiz um compremente a reportagem com fotos e algumas informações que acho muito importante para a nossa saúde, não apenas para evitar os tumores, mas para que tenhamos um dia-a-dia mais saudável. Tem dicas muito legal em relação a uma boa alimentação. Pois somos o que comemos.

Fonte: Nutrição em Foco, www.prevencaodecancer.com.br

A SAÚDE ESTÁ NA NOSSA MESA
          Mesmo com inúmeras descobertas da ciência no combate aos tumores malignos nas últimas décadas, o câncer ainda é uma doença que assusta a sociedade, seja pelo índice de mortalidade ou pelo custo financeiro, físico e psicológico que o tratamento causa ao paciente e seus familiares.
          Entretanto, o que as pessoas muitas vezes ignoram é que o desenvolvimento de um câncer  é extremamente lento, levando cerca de dois terços do período de uma vida para se transformar no temido tumor, explica o professor Fernando Moreno, da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da USP.
          Segundo ele, a solução é usar esse longo processo de formação a nosso favor, combatendo o tumor enquanto ele ainda não está completamente formado. É aí que entra o papel da alimentação saudável, atuando naquilo que os médicos chamam de quimioprevenção.
          "A quimioprevenção  nada mais é que usar substâncias químicas que combatem o mal antes da progressão  e aparecimento do câncer", explica Moreno. Lógico que essas substâncias podem ser encontradas em farmácias e drogarias, mas por que pagar caro se você pode adquiri-las de uma forma simples e barata na mesa do almoço?
          Se a solução é se alimentar para prevenir, então o brasileiro está, literalmente, bem servido. A tradicional dupla arroz e feijão, presente constante na mesa de todo brasileiro, por exemplo, ajuda a prevenir o câncer oral (tumores que atingem a região da cavidade bucal, da faringe ou da laringe).
          É o que constatou a nutricionista e médica em saúde pública Dirce Maria Lobo Marchioni em sua tese de doutorado defendida no ano passado.
          Na pesquisa foram aplicados questionários sobre os componentes básicos da alimentação de cada indivíduo e a frequência com que eram consumidos. 
          O resultado apontou que as pessoas que consumiam mais arroz e feijão,  uma menor incidência de câncer oral que aquelas com outros tipos de dietas. Segundo a nutricionista, "o feijão é de origem vegetal, tem proteínas, baixas gordura saturada e é rico em substâncias antioxidantes, importantes para a proteção da célula".


OUTRAS RECOMENDAÇÕES...............
 O consumo de frutas, verduras e legumes frescos (em bom estado e com boa higienização) é indicado
Consuma ao mesmo quatro porções diariamente.
Consumo de alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial.....
Opte sempre por alimentos frescos e sem conservantes


Controle a massa corporal obesidade é também um fator de risco

Limitar o consumo de gordura: evite as de origem animal e consuma moderadamente as de origem vegetal (óleo de canola e azeite de oliva são os mais recomendados)

Cuidado com os defumados churrascos e outros alimentos que se encaixam em um dos grupos de risco apresentados lá em cima

Reduza/elimine o consumo de álcool e tabaco

Incluir grãos e cereais no seu cardápio diariamente


E não esqueça de beber dois litros de água todos os dias

ALIMENTOS  QUE PODEM AJUDAR NA PREVENÇÃO DE DOENÇA....
ÓLEO DE COCO
Rico em vitamina E, atua no atraso do envelhecimento celular.
Previne tumores.
Possui ácido láurico, que tem ação antifúngica e antimicrobiana.
Vendido com óleo ou cápsulas - Como óleo, consumir até quatro colheres de sopa ao dia.
Como cápsula, siga a indicação do fabricante ou do seu médico.

CENOURA
Rica em beracaroteno, que evita envelhecimento precoce e diminui risco de doenças cardiovasculares.
Possui vitamina B3 e ácido clorogênico, que ajudam a prevenir o câncer de mama
Carotenóides presentes na cenoura são transformados em vitamina A, muito importante para a visão.
Pode ser usada em saladas, em sucos ou sopas (uma ou duas colheres de sopa por dia)
BATATA-DOCE

Rica em vitamina A. O nutriente é conhecido por sua atuação na prevenção de câncer.
Os benefícios agem diretamente no sistema imunológico.
Apresenta alto teor de vitamina E, essencial para a saúde da pele.
As fibras desse vegetal, concentradas especialmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e a melhorar a digestão. O melhor e consumir em salada.


TOMATE
Rico em licopeno, que reduz os risco de câncer de próstata,estômago e pulmão. Ajuda no controle do colesterol.
Consumir dez tomates por semana, seja em saladas ou no preparo de outros alimentos.
o mais indicado é o consumo na forma de molho, para obter melhor resultado, mas sempre um molho bem suave, sem gordura de óleo, usar azeite de oliva ao preparo do molho.

FRUTAS CÍTRICAS
Fontes de vitamina C, atuam no combate do envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.
Rica em citrato, que ajuda a prevenir cálculos renais, as frutas cítricas em geral possuem limonóides que atuam na prevenção e controle do câncer, além de estimular o sistema imunológico.
Como consumir - Laranja, tangerina e limão são as principais, recomenda-se de duas a três unidades por dia. O consumo de cítricos inteiros, ou sob forma de suco, permite o aporte de moléculas -permite o aporte de moléculas - polifenóis e terpenos, que tem a capacidade de interferir nos processos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer.

SOJA

As isoflavonas presentes na soja são apontadas como os principais compostos capazes de prevenir o aparecimento de vários tipos de câncer. 
Consumir em grãos, molho, tufu, leite de soja.
O FDA, órgão que regulameta a produção de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 25g de proteína de soja, que corresponde à aproximadamente 60g de grão de soja,para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.


SEMENTE DE LINHAÇA
Rica em ômega 3,6 e 9, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Diminui a retenção de líquidos no corpo e alivia sintomas do período pré-menstrual.
O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes.
Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante e previne câncer de mama e próstata.
Consumir em sucos, saladas, sopas, vitaminas ou iogurtes. Recomenda-se três colheres de sobremesa por dia.

SUCO DE UVA
Rica em carboidrato, vitaminas B e C, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, cobre e iodo, frutas reúne propriedades medicinais.
Fonte do antioxidante resveratrol, presente na casa da uva, elimina os radicais livres e previne doenças cardiovasculares.
Fortalece o sistema imunológico e  ajuda no controle do colesterol. 
Um estudo realizado pela Universidade de llinóis, nos Estados Unidos, mostrou que o suco de uva vermelha teve efeito importante na prevenção do câncer de mama. Consumir um copo de 200ml, ao dia.

OLEAGINOSAS
São alimentos que contêm pouca quantidade de carboidrato e seu impacto sobre os níveis de açúcar do sangue é baixo.
Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares,por serem ricas em gorduras insaturadas.]
São fontes de vitaminas E e do complexo B, ferro, fósforo, magnésio, selênio e zinco.
Ajuda no bom funcionamento da tireoide e no sistema imunológico. Seus nutrientes também atuam na prevenção do câncer. Deve-se consumir até 30g por dia de amêndoas, castanhas, nozes, pois são calóricas.

AGORA O NOSSO CHÁ VERDE
ELE É ALIADO NA PERDA DE PESO E GORDURA CORPORAL
Equilíbrio na Vida -  Estilo de vida saudável, associado a uma dieta adequada, prática de exercício físicos, abstinência de bebidas alcoólicas e do tabaco, podem combater a doença além de contribuírem para a melhora da qualidade de vida. Além disso, o consumo de certos alimentos funcionais sitado acima, pode produzir efeitos metabólicos,fisiológicos e benéficos à saúde parece ser muito útil no controle do peso. Enquanto alguns desses alimentos são capazes de promover saciedade, caso das fibras, outros possuem ação termogênica e aumentam a oxidação de gorduras, como é o caso do CHÁ VERDE. (Agência USP)
Este chá e tão bom para saúde que vou escrever somente sobre ele na proxíma reportagem e seus benefícios
Cuide de sua saúde, com muito exercícios físicos, uma alimentação saudável equilibrada e muito amor e carinho, porque você e seu corpo merece.  Pois este corpo e o único que você tem, ele  e só seu e deve ser muito amada e cuidado por você.
Em primeiro lugar seu corpo precisa de  Você, depois por seu Médico e sua Personal Diet, viva feliz com uma alimentação saudável e equilibrada.





2 comentários:

  1. Sem medo de envelhecer



    Sem medo de Envelhecer Sem medo de envelhecer

    Sem medo de envelhecer

    A maior parte dos paulistanos (64%) não tem medo da velhice e gostaria de viver ao menos 88 anos. É o que revela pesquisa Datafolha realizada na cidade de São Paulo entre os dias 1º e 2 de dezembro de 2011. A vontade de estender a vida é tamanha que apenas um em cada dez entrevistados afirma ter muito medo da velhice, enquanto 22% disseram ter um pouco de medo.

    Um dado interessante do estudo é o fato de que quanto mais velho o entrevistado, menor o temor de envelhecer. Entre os maiores de 56 anos, 75% não se importam com o assunto. Mas o receio aumenta em outras faixas etárias: de 41 a 55 anos, 69% não têm medo; de 26 a 40, 63%; e de 16 a 25, 54% não mostram preocupação com isso (dez pontos percentuais abaixo da média).

    VIVER MAIS

    Os pesquisadores perguntaram também quanto tempo as pessoas gostariam de viver. O resultado aponta que boa parte dos entrevistados, 26%, sonha prosseguir até os 80 anos.

    Porém, os números se equilibram no quesito viver mais. São 20% entre os que gostariam de chegar aos 90; a mesma porcentagem que respondeu querer se tornar centenária um dia.

    Mesmo considerando os avanços da medicina e o aumento da expectativa de vida, somente 4% dos paulistanos disseram preferir ultrapassar os cem anos.

    Ao se levar em conta a idade dos participantes da pesquisa, também se nota nos jovens um equilíbrio nos números relacionados a prolongar o tempo de vida.

    No grupo de entrevistados de 16 a 25 anos, 14% viveriam até os 60 e 16% gostariam de chegar aos 70.

    Em geral, os jovens demonstraram mais vontade de viver que a média da população. Entre os que esperam chegar aos cem anos, o resultado alcançou 17% — 13 pontos percentuais a mais que a média.

    Os mais experientes também jogam sua expectativa de vida para cima. Dos maiores de 56 anos, só 2% disseram que gostariam de viver até os 60. Já os que optaram em responder 70 anos para os pesquisadores foram 8%.

    Por outro lado, 26% dessa população gostaria de chegar aos 90 anos e 23% planejam atingir o centenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA ALIMENTAÇÃO

      Entre os cinco itens apresentados aos entrevistados para que apontassem o mais importante para viver melhor na maturidade, a boa alimentação foi a mais citada (84%).
      Praticar exercícios físicos também é bem avaliado pelos paulistanos: 77% apostam na atividade física para estender a vida.

      Porém, poupar dinheiro foi a menos lembrada (53%). O desapego venceu o temor e as pessoas optaram por ficar próximo dos amigos e familiares (74%) e ter atividades de lazer (67%).
      ScreenShot128 Sem medo de envelhecer

      Para um envelhecimento melhor, é muito importante:

      Repórter Fernando Silva
      Uma linda reportagem que fale a pena ler com atenção.
      Clau Lima/04/02/12

      Excluir