EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NUTRIR A ALMA PARA SER FELIZ

                                                                                                                                                                              É preciso nutrimos  a alma todos os dias para fortalecer a nossa felicidade!
         Quando penso em nutrir minha alma, penso na capacidade de responder positivamente à minha vida que é tão linda, tão cheia de saúde e felicidade: ou seja, manter a paixão pelas coisas que gosto de fazer, que são muitas, meu trabalho profissional como cuidadora de idoso, meu trabalho voluntário como fotografa da associação junto das vovós, o prazer de ensinar aos adolescente a paixão pela arte de cozinhar, a paixão pela minha cozinha, pois nela consigo criar alimentos saborosos ao qual sempre presenteio um amigo querido, o amor de poder cuidar ainda da minha filha, mesmo ela já sendo uma pessoa adulta, posso colaborar muito com ela. São tantos os valores e projetos que recebo todos os dias para poder nutrir minha alma.
        Assim como Andrew Shreeve, creio que a pior das derrotas espiritual é perder o entusiasmo de poder nutrir a nossa alma todos os dias com coisas boa.
        Cada pessoa tem uma porção de problemas e desilusões, de tragédias e perdas. Assim, a pergunta que todos enfrentamos, diante da negatividade que pode nos acometer, é "Como manter vivo o nosso fogo interior".
        Segundo Andrew Shreeve para manter vivo este fogo são necessárias, no mínimo, duas coisas: a capacidade de apreciar as coisas positivas da vida e o compromisso com a ação. A cada dia é importante fazer e responder esta perguntas: " O que eu tenho de bom em minha vida?" 
Eu respondo a esta pergunta com uma das minhas paixões "fotografias"
Levo a minha vida no balanço sorrindo sempre e na brincadeira, nunca deixo ela ficar seria , pois a vida seria fica muito pesada para ser vivida...
Passear muito, de preferência junto de amigos, os lugares ficam mais lindo com a companhia  de um amigo.
 Fazer uma coisa que eu adoro e muitos acham que é loucura ou coisa de criança.....Aqui Eu e a Ju no Show da Shakira em SP embaixo de muita chuva.
 Ter uma mãe adotiva que sempre me recebe com um abraço maravilhoso...
Receber a visita de uma irmã de alma em nossa casa.
E poder ir a SP e jantar com amigos de 40 anos
E poder levar uma amiga pra conhecer o Mercado Municipal de São Paulo.
E poder retornar a minha terra e passear na Av. Paulista.
E poder visitar minhas irmã de alma.

 Receber um abraço do meu amigo Marquinho.
Pode ensinar minhas crianças a preparar uma festa de aniversário.
Fazer aniversário e saber que as crianças gostam muito de mim, ser amada pelas crianças não tem preço.
Ter amigos de todas as idades.
Participar inteiramente do trabalho de voluntária.
 Me achar linda todos os dias da minha vida.
Lembrar sempre com muito amor e carinho, que eu tive por 21 anos o amor  de um homem que  hoje vive mais proximo da casa de Deus.
Que recebo muito amor das vovós que cuido, faço isto com  carinho e repeito, pois amo o que faço hoje profissionalmente.
Adoro minha pequena família de sangue, e também a minha grande família de alma.
Meu maior tesouro....minha linda filha.

          Todas estas histórias que estão nas fotos faz com que nos concentremos nas coisas positivas da nossa vida, e nos recorda de que somos responsáveis pela nossa própria felicidade e bem-estar no nosso dia-a-dia.
         Outro aspecto da concentração no positivo - e, portanto, da nutrição da nossa alma - é permanecer focado na seguinte auto indagação: "O que eu mais aprecio na vida?" e "O que mais me estimula na vida".          Acho que já respondi essas perguntas com algumas destas fotos acima. (Uma vez, alguém disse que podemos conhecer uma pessoa se soubermos o que o comove e a entusiasma). Depois destas fotos sei que todos vocês ponderam me conhecer bem melhor, pois já sabem algumas coisas que mais me entusiasma e me comove na vida, pois gosto de ser e viver asim transparentemente, nutrindo a minha alma todos os dias.


        Os prazeres que me nutrem a minha alma podem ser tão simples como desfrutar da vista da cidade em uma janela cheia de flores.

OU
Um passeio a beira mar, com uma das minha vovós com cuidadora de uma idosa.
OU
Curtir um lindo jardim, apreciar e valorizar quando me sinto bem e saudável.

          É claro que uma das maiores alegrias que me nutrem a minha alma hoje é a relação mãe e filha  que tenho com a Sil. Além disso, quando penso em nutrir a minha alma, penso em escutar música que significaram muito pra minha vida. Também penso no meu trabalho de cuidadora de idosos que tanto gosto e nas outras atividades diárias que faço com escrever no meu Blog. Faço minha as palavras de Andrew Shreeve quando me sento diante do computador para escrever no meu Blog, experimento uma maravilhosa sensação de admiração e gratidão pela maravilha que é estar viva e com saúde, poder escrever sobre algo que gosto, sobre meu trabalho, meus passeios, minha vida que tanto amo. Se fico muito tempo sem escrever, me sinto desanimada da vida , parece que esqueci de contar alguma coisa pra você. 
          Para todos nós, a chave é prestar muita atenção nas atividades que nos fazem sentir mais vivos e apaixonados pela nossa vida, e tratar de passar o máximo de tempo possível ocupado com elas, com as coisas que amamos em fazer, o importante é estar sempre com nossa alma muito nutrida de amor e carinho por nós e pelo próximo.
          
          "PARA MANTER VIVO O FOGO INTERIOR SÃO NECESSÁRIAS, NO MÍNIMO, DUAS COISAS:
A CAPACIDADE DE APRECIAR AS COISAS POSITIVAS DA VIDA E O COMPROMISSO COM A AÇÃO DE NUTRIR A NOSSA ALMA COM ELAS!

"A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE NÃO EXISTE SEM AMOR PELA NOSSA VIDA"
SEJA FELIZ DO SEU JEITO...... MAIS SEJA FELIZ
NUTRI SUA ALMA TODOS OS DIAS!

Esta e uma adaptação da reportagem
de Andrew Shreeve do jornal Bem 
Estar Qualidade de Vida /Dez/2011
Para a minha Doce Vida.




2 comentários:

  1. "A cada dia é importante fazer e responder estas perguntas:
    "O que eu tenho de bom em minha vida???"
    "O que é necessário que eu faça para melhorá-la?"

    "Não somos espectadores passivos, mas ativos participantes do drama de nossa experiência. Precisamos assumir a responsabilidade pelo nível de vida que criamos para nós mesmos".

    "Como nutrimos nossa alma? Honrando nossa própria vida. Tratando dela como algo supremamente." (Andrew Shreeve)

    Adoro estas palavras do escritor, para mim são a nutrição diaria da minha alma.
    Clau Lima

    ResponderExcluir
  2. SER E FAZER
    Mesmo nos momentos em que nossa vida se torna mais difícil, (e na minha foram muitos) é importante lembrar de que há algo dentro de nós que nos mantém vivos a tal da força vital (minha filha) que nos eleva, nos energiza e nos resgata às vezes do abismo do desespero. A verdadeira espiritualidade não existe sem amor pela nossa vida.
    Se nos sentimos infelizes e frustrados, a pergunta mais urgente é:
    "O que preciso fazer?" Ou melhor: "O que está me faltando na vida e o que preciso fazer a respeito?"
    O pecado é sofrer passivamente. Nunca devemos esquecer que temos a capacidade de agir. Então sempre devemos nos preocupar em saber: "Que vias de ação são possíveis para mim? O que posso fazer para melhorar a minha vida?"

    Depois que li esta reportagem de Andrew Shreeve, achei que tenho tantas coisas boas em minha vida, que nitri minha alma todos os dias, então resolvi colocar aqui no meu Blog para dividir com você. Clau Lima

    ResponderExcluir