EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Receitas do Mês de Janeiro - UM -

Uma Paixão
Doces
           Não e segredo pra ninguém que eu adoro fazer e comer comidas gostosas, como não posso fazer e comer tudo que leio, então vou começar a postal aqui, no meu Blog,  mês a mês,  tudo aquilo que vi de gostoso nos jornais , revistas, blogs de colegas e programas da TV. Iniciarei este arquivo,com as receitas de hoje do caderno Gourmet   do Jornal JN - espero que você gostem das sugestões, e sempre que for possível, claro que  vou testar estas receitinhas maravilhosas, e depois mostrar pra você.
Um curinga entre os sabores......
A Pera
Por sua textura, a pera é uma das frutas mais versáteis para receitas doces e agridoces......
          Para inovar nas combimações de frutas com chocolate, uma receita irresistível é a taça trufada com peras. O ingrediente vegetal, conhecido como um alimento de fibra, tem sabor adocicado e facilita a digestão. Escolha as peras mais firmes, e mesmo assim macias, nas gôndolas de supermercados para garantir que sejam suculentas. A receita faz parte do Projeto USA Pears, que torna disponível uma série de pratos com essa fruta para preparo de fórmulas culinárias de sabores doces e agridoces. Edição de 06/01/2012 do JN.

TAÇA TRUFADA COM PERAS 
Ingredientes.....Doce de Peras:
6 peras
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de cardamomo (ou outra especiaria, como anis estrelado)
1 pau de canela pequeno
1/2 xícara (chá) de vinho branco

Creme inglês:
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de calda do doce de peras (receita acima)
4 gemas
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Creme de chocolate:
1 lata de creme de leite
1 tablete de chocolate meio-amargo (170g) 

Para polvilhar:
100g de castanhas-do-pará em lascas

Preparo:
Doce de Peras:
Descasque as peras, corte em fatias médias e coloque em uma panela com o açúcar, o cardamomo, o pau de canela e o vinho branco.  Leve ao fogo, mexendo ocasionalmente até que as peras estejam cozidas. Desligue e espere mornar. Reserve 1 xícara (chá) da calda do cozimento.
Creme inglês:
Bata o leite, as gemas, o amido de milho e a essência de baunilha no liquidificador. Aqueça a calda reservada das peras e adicione a mistura do liquidificador. Leve ao fogo baixo até encorpar. Retire e coloque no fundo de uma taça grande ou de dez taças individuais. Espere esfriar e acomode o doce de peras por cima. Derreta o creme de leite e o chocolate no microondas até dissolver bem. Cubra as peras e salpique as castanhas. Leve à geladeira até a hora de servir. Esta receita rende 10 porções com valor calórico de 440Kcal a porção.

Mesmos peso na consciência..........
           Para chegar a 280 calorias a porção, começa pelo doce de peras. Substitua o açúcar por 1/2 xícara (chá) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão. No creme inglês, troque o leite integral pelo desnatado. O creme de chocolate pode ganhar a versão light do creme de leite e o chocolate meio-amargo que seja trocado pelo chocolate dietético. Diminua a quantidade de castanhas para apenas 50g.

A Pera é uma fruta rica em Fibras
          Além de nutritiva, a pera oferece um bom contraponto até em receitas agridoces.
          Pesquisadores da área de saúde costumam afirmar que o formato pera para o corpo é melhor do que o biotipo maçã. Ou seja, a gordura acumulada na parte inferior faz mesmos mal ao coração do que os famosos pneuzinhos abdominais. Mas o assunto nada tem a ver diretamente agora, no entanto, se a gente, está falando da pera em si, dá para afirmar que a fruta faz parte de um ranking de alimentos que ajudam a perder gordura. 
          O fato é que um estudo do instituto de Medicina Social da Universidade do Rio de Janeiro, publicado pela respeitada revista norte-americana Journal of Nutrition, feito com mais de 400 voluntárias entre 30 e 50 anos, revelou um resultado surpreendente. 
          As mulheres que consumiram três peras por dia durante três meses perderam mais peso do que aquelas que não comeram nenhuma. A explicação está na alta concentração de fibras da fruta, insolúveis inclusive, em relação à maçã. Só isso já garante gol de placa para a saúde, pois ajuda a prevenir doenças do sistema digestivo. E problemas mais graves, como o câncer de cólon, também fazem parte da lista. O que pouca gente sabe é que a pera pode ser usada como ingrediente de várias receitas e costuma cair bem com queijos de sabor mais marcante. Confira a seguir duas sugestões do Projeto USA Pears. 

CUPCAKES DE PERA E NOZES.............
Ingredientes
Massa:
3 ovos
100g de margarina cremosa
1 + 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícara (chá)  de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
3 peras
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
1 xícara (chá) de doce de leite
150g de nozes picadas

Cobertura:
2 peras
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 claras
1/2 xícara (chá) de nozes bem picadas para enfeitar
Você vai precisar de forminhas de papel para cupcakes e de alumínio.
Preparo:
-Comece pelo recheio. Misture o doce de leite e as nozes. Reserve.
-Para a massa, bata as claras em neve e reserve. Coloque na batedeira as gemas, a margarina e o açúcar e bata até ficar cremoso. Vá alternando a farinha de trigo com o leite na massa. Retire e misture as peras descascadas e raladas no ralo grosso, as claras em neve e o fermento em pó.
-Coloque forminhas de papel duplas próprias para cupcakes
-Asse em forno médio (180 graus), preaquecido por 30 minutos ou até ficar dourados. Retire e espere amornar.
-Para a cobertura, descasque as peras, retire as sementes e bata no liquidificador
-Enfeite os cupcakes

MAIS LIGHT:

CHEESECAKE
1 pacote de biscoito água e sal com gergelim (200g)
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de água

Recheio:
2 pacotes de cream cheese (300g)
150g de queijo tipo gorgonzola
4 ovos
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída.

Agridoce de peras
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 cebola em cubinhos
3 peras, cortadas em cubinhos
1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (café) de tomilho
1 colher (café) de sal
1/2 xícara (chá) de tomatinhos cereja

Preparo:
Base
Bata os biscoitos no liquidificador e coloque em um tigela. Adicione a manteiga em pedaços e vá mexendo com a ponta dos dedos até ficar uma farofa grossa. Acrescente a água e mexa bem. Pressione a mistura no fundo de uma forma de torta de fundo removível média (22 centímetros de diâmetro). Deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.
Recheio:
Bata o cream cheese, o queijo gorgonzola, os ovos, o creme de leite, o sal e a pimenta no liquidificador. Retire a massa da geladeira e despeje a mistura de queijos na forma. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecidos, por cerca de 30 minutos. Retire e espere esfriar.
Agridoce de peras:
Aqueça o azeite e refogue a cebola por cinco minutos. Adicione as peras, refogue por mais cinco minutos e acrescente o vinagre, o vinho, o açúcar mascavo, o tomilho e o sal. Dimunua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Retire e reserve. Coloque sobre a torta, enfeite com os tomatinhos cereja e sirva morna ou fria. O rendimento desta receita e de oito (8) porções e seu  valor Calórico por porção é de 390Kcal .

Mais Magrinho:
Para emagrecer o prato a 260 calorias a porção, o segredo está na base em primeiro lugar. Substitua o biscoito tradicional por sua versão light. Troque a manteiga por 1/4 xícara (chá) de leite desnato e não utilize a água. Quanto ao recheio, aposte na versão light do cream cheese e do creme de leite. Reduza ainda a quantidade de queijo gorgonzola para  100 gramas apenas.


As frutas são poderosas, saiba um pouco a mais sobre o poder da nossa fruta de hoje a PERA....
Melhore a digestão.....
           São 7 (sete) as frutas que acabam com a indigestão e regularizam o intestino. São elas o Abacaxi, a Ameixa, o Kiwi, o Caju, o Mamão, o Melão e a nossa fruta de hoje a PERA.
          desconforto na região do abdominal, azia, gastrite, gases, arroto, sensação de inchaço... São muitos os sintomas desencadeados por má digestão. Embora esses transtornos possam ser causados ou agravados por alguma doença no trato digestivo (como úlcera ou refluxo gastroesofágico), a alimentação incorreta é a principal responsável. Por outro lado, há frutas que previnem ou amenizam os problemas e a PERA e uma destas frutas.
          PERA rica em fibras e água, a PERA ajuda a diminuir a sensação de azia e gastrite e também facilita a formação do bolo fecal. Os minerais fósforo e potássio e as vitaminas C e  A, presentes na fruta, equilibram os níveis de açúcar no sangue e reduzem o colesterol. Outra vantagem é que 100g de PERA tem apenas 53 calorias, ou seja, é indicada para dietas de emagrecimento.
Minha receita de  sobremesa  com PERA
Taça de creme com chantilly
Montagem da Sobremesa:
Uma porção de creme de sua preferência, uma porção de chantilly de chocolate, doce de pera em calda para decorar com um cereja. 
Fiz esta sobremesa com o que tinha em minha cozinha, preparei um doce de pera  da seguinte mameira, fiz um calda de caramelo e coloquei as peras descascada, acrescentei 1/2 xícara de conhaque na calda, e uma pitada de gengibre em pó, deixe cozinhar por cinco minutos e reservei. Para o creme, usei a calda do doce de pera, duas colheres de amido de milho, 4 genas, 1/2 litro de leite, levei tudo ao fogo e mexendo até formar um creme, coloquei em cinco taça e deixei esfriar. Depois de frio coloque uma porção de chatilly, eu tinha no freezer , tinha sobrado da torta do meu aniversário. Decorei com o doce de pera em calda e com uma cereja, para dar aquela cor no doce. Levei pra gelar e depois............Aí depois.........Foi só comer...........Ficou leve e muito gostosooooooooooo. Esta foi a minha criação, agora e só fazer a sua.
Use e abuse da nossa PERA crie e recrie, suas receitas com a nossa fruta de hoje a.....
PERA

.............. E SALGADOS TAMBÉM,  ALGUMAS SUGESTÕES DE BOLO SALGADOS
LANCHES PARA O VERÃO..........
          Seja para receber uma visitinha, comemorar uma data especial ou para um simples lancinhos no final da tarde, os bolos salgados são receitas que fazem o maior sucesso. Prepare-se estas opções tradicionais, de frango e atum, e com sabores diferenciados, como camarão e escarola, para você se surpreender.
MÃOS À OBRA!

Torta Fria (Bolo) de Camarão
Ingredientes:
.2 xícaras (chá) de camarão pequeno limpo
.1 xícara (chá) de maionese
.2 colheres (sopa) de suco de limão
.1/4 de xícara (chá) de salsa picada
.1 lata de milho verde escorrido
.1 caixa de creme de leite (200g)
.3 colheres (chá) de sal
.1 colher (chá) de páprica doce
.1 pacote de pão de fôrma sem casca
.1 copo de requeijão cremoso (200g)
.Batata palha a gosto para decorar

          Afervente o camarão em água por 3 minutos. Escorra, misture com maionese, o limão, a salsa, o milho, o creme de leite, o sal e páprica. Em um refratário médio, ou em uma forma para torta fria, intercale camadas de pão de fôrma e de recheio, terminando em pão. Cubra com o requeijão, leve à geladeira por 3 horas, decore com maionese , pepinos  e camarões. Conforme foto acima. E bom Apetite.

COMER COMER COMER COMER É O MELHOR PARA PODER CRESCER!!!

TORTA FRIA DE FRANGO COM CREME DE MILHO
Ingredientes:
.2 colheres (sopa) de manteiga
.2 colheres (sopa) de cebola picada
.2 colheres (sopa) rasas de farinhas de trigo
.1 e 1/2 xícara (chá) de leite
.1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
.1 lata de milho verde escorrido
.Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
.1 pacote de pão para torta fria branco ou integral
.Ervilha, milho, tomate e batata palha, azeitona, tudo a gosto para a decoração
.maionese para cobrir e decorar.
          Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio e refogue a cebola por 2 minutos ou até dourar levemente. Polvilhe com farinha e frite por minutos, mexendo bem. Despeje o leite, aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o frango, o milho, sal e pimenta e misture bem. Retire do fogo e misture salsa. Deixe esfriar. Monte em uma forma de torta fria, intercale camadas de pão e de creme, terminando em pão. Cubra com filme ou papel alumínio e leve à geladeira por 3 horas. Retire da forma  e decore a gosto, conforme foto acima.


14/01/2012

TALHARIM AO SUGO
Ingrediente para 4 porções:
500g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/2 colher (chá) de sal
manjericão a gosto
 1/2 pacote de macarrão tipo talharim, cozido (250g)

Preparo - No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bate até um suco. Reserve.
Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer.
Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até que dourem ligeiramente.
Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi tampada, por 10 minutos, ou até desmanchar parcialmente.
Adicione o tomate batido, o sal e o manjericão e cozinhe em fogo médio, por 5 minutos.
Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida, com uma salada e uma fatia de pão.


LEGUMES SAUTÉE



Ingredientes para 4 porções:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 batatas pequenas, cozidas e cortadas em rodelas (200g)
1 cenoura média, cozida e cortada em cubos (150g)
200 g de vagem aferventada e cortada em 3 partes iguais
1/2 pimentão pequeno de cada cor, vermelho, amarelo e verde, aferventados e cortados em cubos
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher de alho picado
outro temperos a gosto (ervas)

Preparo - Em uma frigideira grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer.
Junte a batata, a cenoura, a vagem, o pimentão, os temperos e refogue por 4 minutos, ou até ficarem totalmente envolvidos e os pimentões, retire do fogo e sirva em seguida.
Sirva com um arroz branco e uma carne de sua preferência. E bom apetite

UMA SOBREMESA PARA OS DIAS QUENTES DE VERÃO.....
SORVETE!!!
CREMINHO PAPAIA
Ingredientes para 8 porções:
1 mamão papaia picado
1 bola de sorvete de creme
Preparo - Em um liquidificador, bata os ingredientes até obter um creme homogêneo.
Dica: Se desejar, sirva com licor de cassis e folhas de hortelã.
          O Verão chegou e  nada melhor do que preparar sobremesas com sorvete para curtir os dias quentes rodeados de amigos e da família. Esta receita e da Cozinha Nestlé que saiu no Jornal JN no dia 13/01/2012.

Diferença entre Arroz Preto e Arroz Selvagem

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo e existem diversas variedades de arroz, entre elas está o arroz preto. Já o arroz selvagem, também conhecido como “arroz preto selvagem” não pertence a esse grupo.

Essas duas variedades são confundidas com freqüência. A diferença entre elas é grande. O principal fator de diferenciação é que o arroz selvagem não é um arroz, apesar do nome. Ele é uma gramínea aquática, do gênero da Zizânia, nativo da América do Norte. Além disso, os grãos são escuros e o comprimento três vezes mais que o arroz tradicional. Possui muitas proteínas, fibras, baixo teor de gordura e boa fonte de vitaminas e minerais.
Já o arroz preto, do gênero da Oriza Sativa, família dos arrozes, é um grão originário da China que chegou ao Brasil através de pesquisas feitas pelo Instituto Agronômico de Campinas. Possui grãos curtos, arredondados, coloração preta, sabor e aroma acastanhado. É rico em fibras
e proteínas, compostos fenólicos, valor calórico reduzido e auxilia na prevenção e combate de diversas doenças como mostra estudos realizados por várias Universidades.
(matéria retirada do site www.arrozpreto.com.br)
Retirado do Blog gastronomiaverde.com.br



FOCCACIA SICILIANA DE BATATAS...
RECEITA  DE  ZAKUSKAS


Mais uma delícia criada pelo Álvaro Rodrigues e aprovadíssima!
A massa feita com batata, alho e salsa.....o recheio (queijo branco, linguiça calabresa e requeijão), a cobertura com cebolas, parmesão, azeitonas, alcaparras e molho.....tudo numa combinação de ingredientes perfeita!
Enquanto assa, o aroma que espalhou pela casa é irresistível.......

Massa de Batatas

45 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de leite morno (240 ml)
2 ovos tipo jumbo (
60 g cada), ligeiramente batidos
1/2 xícara (chá) de óleo de milho (175 ml)
50 g de manteiga sem sal, macia
300 g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
2 dentes grandes de alho, bem socados
3 colheres (sopa) de salsa verde bem picada
500 à
600 g de farinha de trigo

Modo de Fazer

Em uma tigela pequena dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes, acrescente a farinha de trigo, aos poucos, e bata na batedeira com os batedores de massa pesada até obter uma massa que solte da tigela. Coloque a massa obtida sobre a bancada, polvilhe com um pouco de farinha de trigo e sove-a muito bem. Deixe a massa descansar até dobrar de volume e empregue na montagem da focaccia.
Recheio

400 g de queijo minas frescal, cortadas em fatias grossas
250 g de linguiça calabresa fatiada e escaldada ou presunto
200 g de requeijão firme (de bisnaga)
orégano para polvilhar

Montagem da Focaccia:

Unte com manteiga uma fôrma retangular nº 04 e reserve. Divida a massa já fermentada ao meio, abra uma parte sobre a bancada enfarinhada e forre o fundo da fôrma. Em seguida, distribua sobre a massa todas as fatias de queijo, as rodelas de linguiça calabresa, espalhe por cima pelotinhas do requeijão, orégano e finalize cobrindo com a outra parte da massa, fechando e pressionando bem todas as extremidades.

Cobertura

500 ml de molho de tomates caseiro ou industrializado
200 g de cebolas cortadas em fatias finas e refogadas em azeite
100 g de azeitonas pretas cortadas em lascas grossas
2 colheres (sopa) de alcaparras inteiras
4 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão, rasgadas
50 g de queijo parmesão ralado grosso
4 dentes de alho bem socados

Modo de Fazer

Em uma tigela média misture as azeitonas, as alcaparras, as folhas de manjericão, o queijo parmesão e o alho socado.
Fure a superfície da massa com a ponta de uma faca, espalhe por cima todo o molho de tomates, salpique a mistura dos demais ingredientes da cobertura e deixe crescer até dobrar de volume.


Por último, leve ao forno pré aquecido à temperatura de 180ºC e asse até que esteja bem dourada.

E aí, aceita uma fatia????
    CONTINUA AS RECEITAS  NO PROXIMO ARQUIVO..... RECEITAS DE JANEIRO DOIS..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário