EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

domingo, 27 de novembro de 2011

Passeio com as vovós Grupo Saber Viver 1

Oieeeeeeee....... já faz tempooooooooooo!!!!!!!!
Pensei que manter um Blog fosse facíl, ou mais simples, mas na correria do dia-a-dia, com o meu trabalho profissional com cuidadora de idosos, o trabalho volutário na associação do Bairro como fotografa das vovós e com  muitos passeios para fotografar,  a acessória para a minha filha, o facebook e mais admistração da casa ufaaaaaaaaaaaa, são tantas realizações, e vocês  sabem com é............Mas não posso esquecer de atualizar o meu Blog pois aqui esta o meu dia-a-dia a minha historia um pouquinho da minha vida aqui na terra, e quero muito deixar tudo registrado pois quando ficar bem idoso quero que meu neto saiba quem foi sua avó, esta mulher que hoje vive a vida intensamente feliz,  dia após dia, vive todos os minutos sem deixar passar em branco nem um segundo da vida, ser feliz sempre e ter voltade de viver esta vida maravilhosa que Deus me deu.

VIVÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO SADIO
O processo de envelhecimento na sociedade atual está passando por grandes transformações nos âmbitos sociais, familiares, biológico, culturais e psicológicos. Durante a história da humanidade as pessoas nunca tiveram uma expectativa de vida tão longa, em decorrência dos avanços na área da saúde e da educação. As perspectivas estatísticas indicam que haverá, a cada década, um número maior de pessoas com mais de 60 anos, com necessidades e desejos específicos.
A expectativa de vida em países desenvolvidos tem aumendo espetacularmente, fato que se associa a um importante aumento na população de idosos. mesmo assim, esse tema não tem recebido a devida importância da sociedade e das classes políticas, a qual insiste em acreditar comodamente que esse aumento se resolverá com o passar dos tempos.
"Essa caracterização mostra uma sociedade mais complexa, cuja pirâmide populacional está mudando muito depressa, trazendo consigo exigências cada vez  mais diversificadas. Estes elementos obrigam a sociedade a apresentar novas propostas profissionais, investimentos sociais e uma nova postura frente ao fenômeno do envelhecimento de nossa sociedade",
A gerontologia é uma área que está em ascensão e desenvolvimento, sendo  atual e de grande relevância para a área de atuação do psicólogo, fundamentalmente focando o bem estar psicólogico do idoso.
O Grupo Saber Viver visa trabalhar com mulheres idosas dispostas a realizar trabalhos manuais, de costura, bordados e compartilhar suas vivências de vida com o grupo, além de ginastica e passeios mensal e um cházinho em todos os encontro do grupo. O grupo serve como um apoio, buscando um novo sentido  das vivências de uma vida toda até a terceira idade. As idosas avaliam questões de suas vidas, através das memórias e das lembranças em suas vidas, possibilitando a constituição das representações que o sujeito fez de sua própria vida. O grupo compartilhado propiciará o reencontro da sua identidade como idosa e  a valorização do seu lugar na sociedade. (Reportagem Bem Viver/Nov/)

Fotos do nosso passeio no Sitio da Família Lima em Dois Irmãos/RS  no dia 09/11/2011.











2 comentários:

  1. Este foi um dia de muita paz para nossa alma e espirito, este lugar é um paraíso na terra. Obrigada Deus por mais uma passeio nesta terra que é sua criação.....Viva a Natureza e cuide muito bem dela pois a Natureza e o nosso Paraíso na Terra.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o trabalho que a Clau faz com as mulheres da associação, vai junto tira foto elas adoram

    ResponderExcluir