EU APRENDI......

EU APRENDI...........
QUE EU NÃO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM. POSSO APENAS DAR BOAS RAZÕES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. (WILLIAM SHAKESPEARE)
AMO A VIDA E A TODOS E ESPERO UM DIA SER AMADA POR TODOS. OBRIGADA DEUS PELA MINHA VIDA.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BAH TCHÊ!!! PIQUENIQUE TRIBOM!!!

Envelhecimento Bem-Sucedido!!!

    É importante que as idosas sejam respeitadas com todos as limitações inerentes à sua vida. Se a idosa não possui a vitalidade da juventude, por outro lado tem o conhecimento adquirido através das experiências de toda a sua vida. Com a experiência da idosa adquire conhecimentos com as novas gerações, isto lhe permite manter-se integrada à sociedade. Qualidade de vida é a preservação do prazer em todos os seus aspectos.

      A boa qualidade de vida individual e social tem sido preocupações constantes do ser humano. O ser humano precisa estar atento ao estilo de vida que leva para o seu organismo e manter-se em condições saudáveis. A velhice bem-sucedida, demonstra uma condição individual e grupal de bem-estar físico e social, a exigência da sociedade que o idoso carrega, determina as condições e os valores existentes no ambiente em que o indivíduo envelhece, e características de cada história pessoal. Uma velhice bem-sucedida respeita o potencial único do desenvolvimento, o respeito aos limites e a capacidade interna que cada um para se aceitar.

     As pessoas que tem uma velhice bem sucedida desenvolvem mais autonomia em suas vidas a partir das recaídas e perdas. As pessoas conseguem lidar melhor com as habilidades que aprenderam a conviver no decorrer de suas vidas.
     A velhice é o tempo em que o idoso se permite pensar sobre sua própria vida, tempos vividos, atividades realizadas, papéis que ocuparam. A partir das memórias e reminiscências o idoso se permite resignificar o sentido que tem sua vida atual e as pessoas que o rodeiam.
     Falar sobre o papel da memória no processo de envelhecimento pode ser um meio que o idoso encontre de fazer a construção da identidade do ser velho e as estratégias de afirmação nos espaços sociais. O idoso ao refletir sobre toda sua vida e o significado que ela tem, a memória, atualizada pelas lembranças, constitui, ela própria, uma representação que os sujeitos fazem de sua própria vida. A reminiscência propor ciona aos idosos a revivência  das lembranças significativas de realizações, felicidades e momentos especiais, que remetem ao meio social e familiar, possibilitando refletir sobre si próprio.
     Fases da Vida: Os objetivos destes projetos são: ressignificar as vivências neste período de vida, na fase do envelhecimento. A manutenção e o incremento da auto estima e bem-estar psicológico.
     A partir do interesse do grupo, em algum momento, poderão ser adicionadas fotos de momentos vividos pelas idosas, entrelaçado as fotos aos trabalhos de fuxico, estimulando as lembranças e as memórias de vidas ( o dia do casamento, os netos, os filhos e momentos especiais).
     O grupo serve como um apoio, buscando um novo sentido das vivências de uma vida toda até o envelhecimento. O idoso avaliará de sua vida, através das memórias e das lembranças,e a constituição das representações que o sujeito fez de sua própria vida, na valorização do seu lugar na sociedade.
   Estes passeios deve ser um momento em que a (o) idosa (o) possa encontrar o diálogo e a comunicação, assim propiciando a relação de integração de grupo.
    Parceiros Jovens Voluntários
    O Programa Parceiros Jovens Volutários engloba várias formas de envolvimento das instituições de ensino com a comunidade, tendo com base a solidariedade. Para sabe mais, basta acessa o site http://programajovensvoluntarios.parceirosvoluntarios.org.br/tribos e conhecer a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania ou entrar em contato com uma comunidade de seu Bairro.
      Ser um volutário é a realização de um trabalho que dinheiro nenhum consegue pagar. Meu trabalho volutário e com fotografa do grupo, participo de todos os eventos possivel  eu e minha camara fotografica é uma maravilha, tudo é festa e alegria, e algo que não dá pra descrever, só fazendo pra sentir, e só quem tem a felicidade de realizar este trabalho sem esperar nada em troca é que consegue sentir o que ganhou em conviver com as idosas, muita sabedoria de vida é o que eu sinto esta recebendo.

FOTOS DO NOSSO PEQUENIQUE NO DIA 09/11/2011 NA CIDADE DE ESTÂNCIA VELHA/RS
 170 anos de sabedoria cada uma tem 85 anos............Viva a Vida com muita alegria!!!!
      Estas são algumas fotos deste nossa passeio que foi um realição de vida feliz. No meu facebook (Clau Lima) estão todas as fotos são 170, você encontra no àlbum BAH TCHÊ!!! QUE PIQUENIQUE TRI BOM.  Para mim conviver com elas e uma escola de vida que não tem preço, é uma maravilhosa esperiência de amor pela vida. Obrigada Deus por este presente, é algo que não dá pra descrever, só convivendo com elas pra sentir este amor pela vida. Minhas Vovós, minha experiência de Vida Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário